O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas essa popularidade se deve, também, pelas inspirações (ou seriam cópias?) vindas de outras plataformas. Saiba mais!
Copia, mas não faz igual
É, o Mark Zuckerberg não perde tempo quando o assunto é novidade – mesmo que isso não agrade muito aos usuários, a plataforma continua a inovar.
As últimas atualizações geraram questionamentos e ações de influencers importantes – Kim Kardashian foi uma dessas – mas mesmo assim, algumas coisas se mantiveram firmes.
Confira algumas ferramentas que o Instagram se inspirou de outras plataformas:
1. Stories
Como falar no Instagram e não pensar nos Stories? Esta ferramenta foi uma das primeiras a serem “inspiradas” por outra rede social: o “Snapchat Histórias” e tinha o mesmo recurso de permitir uma publicação de imagem apenas por 24h.
E mais, até os comandos dos Stories se tornaram os mesmos da ferramenta do Snapchat: lado direito avança o story e esquerdo volta.
A mudança ficou pelo tempo de permanência do Stories, que fica 15 segundos no Instagram e 10 segundos no Snapchat.
Também há outros pontos em comum, como a edição de imagens, filtros, músicas, link, texto, gifs e outros.
Entretanto, o Instagram alterou e adicionou outras ferramentas de interação como quiz, caixinha de perguntas e enquete.
2. Filtros para stories
Também para Stories, os filtros de realidade também foram “copiados” do Snapchat. Filtros de realidade aumentada e interativos foram totalmente “usurpados” para o Instagram.
Desde 2015, o Snapchat tinha a ferramenta “Lenses” (lembra do filtro do cachorrinho? Então!). Já o Instagram lançou a ferramenta de reconhecimento facial em 2017.
No começo, a qualidade dos filtros não era tão boa quanto a do Snapchat, porém, tempos depois o Instagram anunciou a “Biblioteca de Filtros”, que começou a permitir a criação de filtros por criadores de conteúdo.
Porém, vou relembrar: essa opção também já tinha no Snapchat.
3. Reels do Instagram
A nova aposta de Zuckerberg, o Reels, tem sim uma inspiração clara no formato de conteúdo que o TikTok faz.
Logo que foi lançado em 2020, as comparações começaram, já que ambas têm o foco nos vídeos.
A rede social começou insistindo nas “inspirações” do TikTok: vídeos de 30 segundos que podem ser editados com imagens, textos, efeitos e músicas.
O Reels foi se desenvolvendo e pode ter até 15 minutos – o TikTok aceita vídeos de até 10 minutos.
Entretanto, a plataforma chinesa foi a rede social mais baixada em 2021, e possui outras características que o Instagram ainda não possui.
4. Fotos e vídeos de apenas uma visualização
Um dos sucessos do Snapchat foi os envios feitos que poderiam ser abertos apenas uma vez e depois se auto destruíam, mensagens, vídeos e fotos podiam ser enviados desta maneira e era impossível rever o conteúdo.
E em 2017, lá foi de novo o Instagram se “inspirar” na ferramenta do Snapchat e adicionar algo muito parecido que poderia ser enviado por direct.
5. Tela cheia no Feed do Instagram
Uma das últimas ações feitas pela plataforma – que não teve um efeito muito positivo – a plataforma quis fazer testes para adicionar o feed em tela cheia, assim como funciona o TikTok.
Por querer priorizar os conteúdos feitos para o Reels, o Instagram anunciou essas mudanças, que não tiveram bom recebimento do público.
Fizeram até abaixo assinado que dizia “Faça o Instagram, Instagram de novo”, querendo o retorno como plataforma de fotos, simplesmente.
Após a repercussão, a plataforma retrocedeu, mas disse que as alterações podem voltar a ocorrer.
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