Pessoas que usam o Instagram, profissionalmente, devem sempre utilizar as melhores estratégias para otimizar seus perfis. E para fazer isso corretamente, é necessário entender muito bem a relação do público com o seu conteúdo. Neste artigo você vai aprender tudo sobre os Instagram Analytics e como eles podem te ajudar a criar estratégias personalizadas para aumentar o alcance e engajamento da sua conta no Instagram!
O que é Instagram Analytics?
Você já deve ter se perguntado como sua conta está em termos de entrada e saída de seguidores e de como o seu conteúdo está chegando até eles, não é mesmo?
Instagram Analytics são um monte de ferramentas que servem para mostrar essas e várias outras informações sobre sua conta do Instagram. Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil criar uma estratégia efetiva para o seu perfil.
Quais dados são úteis para avaliar resultados de um perfil?
As informações que você consegue extrair dessas ferramentas variam muito. Você pode ver desde dados simples como número de visualizações cada post teve até dados mais específicos, como o horário em que essas interações aconteceram.
Confira abaixo as principais métricas que você pode conseguir com os Instagram Analytics para avaliar o seu perfil:
- Contas alcançadas: um dado muito importante, você pode ver quantas contas você alcançou em períodos específicos;
- Engajamento: assim como o número de contas que você alcançou, você consegue ficar de olho no que essas pessoas estão fazendo no seu perfil. Quais posts visitam, quais curtem, em quais comentam, etc.
- Perfil do público: é possível também usar o Instagram Analytics para ter uma ideia melhor de quem assiste seus vídeos;
- Horários com mais atividade: você pode conseguir informações relacionadas aos horários nos quais as pessoas mais acessam seu perfil;
- Posts que mais fizeram sucesso: é possível ver quais dos seus posts tiveram as melhores performances durante um determinado período.
Com esses dados em mãos, é possível rever o que está sendo feito em sua conta e adequar a produção de acordo à necessidade.
Você também passa a conhecer mais as pessoas que estão interagindo o tempo todo com você, abrindo a possibilidade de conteúdos especialmente voltados para elas.
Como entender melhor sua audiência com o Instagram Analytics
Como você já deve ter percebido, o Instagram Analytics possibilita a obtenção detalhada de informações sobre a sua audiência. Essas informações são úteis para criar e personalizar as estratégias de marketing que você usa em seu perfil.
Outro ponto importante é planejar a melhor forma de se conectar mais efetivamente com sua audiência, tendo em mente todos os dados que você conseguir deles.
Indo mais a fundo, é possível ainda juntar todas essas informações e criar uma “persona” para usar em sua estratégia — um modelo fictício representando seu público-alvo ideal de uma forma semi-realista.
Existe uma versão nativa da Meta para o Instagram Analytics?
Se você se animou com as possibilidades que essas métricas podem representar para você, é importante saber que o Instagram tem uma ferramenta nativa de Analytics.
Você pode acessá-la no perfil da sua conta, clicando nas três barrinhas no canto superior direito da tela e depois escolhendo a opção “Obter Insights”.
Ela só está disponível na versão de aplicativo mobile da plataforma, então você basicamente só pode usá-la no smartphone.
Usando o Instagram Analytics para saber quem é a sua audiência
Conhecer seu público-alvo é um passo importante para criar uma boa estratégia de marketing e ter sucesso nas redes sociais.
Com o Instagram Analytics você consegue informações importantes para determinar quem está vendo suas postagens e que tipo de conteúdo é mais adequado para essas pessoas.
Descobrir os hábitos dessas pessoas
Além de saber quem são, você pode descobrir como eles se comportam, que horas estão mais ativos e quais seus principais hábitos.
Essa é uma ótima maneira de decidir os melhores horários para fazer suas publicações e fazer seus posts terem muitas visualizações rapidamente.
Reação do público
E se você está otimizando suas postagens, ver como seus seguidores estão reagindo a elas é um passo necessário.
É possível acompanhar métricas de cada post e depois compará-los com versões antigas, por exemplo, para ver qual efeito a mudança teve no seu engajamento.
Descobrir até onde vai seu alcance
O ideal de um perfil saudável é ter postagens que alcançam cada vez mais pessoas. Você pode usar o Instagram Analytics para ficar de olho no quanto a sua página vem crescendo e tomar medidas de acordo.
Por exemplo, você pode descobrir que o número de novas pessoas consumindo seus posts é relativamente baixo, um indicativo de que mudar sua estratégia de marketing é necessário.
Conheça outras 5 ferramentas externas para o Instagram Analytics
A ferramenta nativa do Instagram já vai te dar muitas informações importantes sobre o seu perfil, seus seguidores e postagens, mas você pode querer ir um pouco além usando ferramentas externas para Instagram Analytics. Confira algumas das principais logo abaixo!
1. Keyhole
Essa ferramenta permite fazer o monitoramento de vários aspectos do seu perfil, incluindo engajamento, alcance e cliques.
Mas o ponto principal do Keyhole é que ele rastreia o desempenho das hashtags e de criadores de conteúdo no seu segmento, tudo com análises em tempo real.
2. Sprout Social
Já o Sprout Social traz mais funções. Além de analytics, ele permite que você gerencie o conteúdo de sua página por lá mesmo, incluindo calendário para programação de conteúdos.
No geral, ele é indicado para necessidades maiores, e pessoas com contas em várias redes. Mas nada impede que você use ele em sua conta pessoal.
3. Hootsuite
Essa é uma das melhores ferramentas do mercado, usada por pessoas para monitorar redes sociais como o Facebook, LinkedIn e Twitter, além do Instagram e vários outros.
O Hootsuite permite que você monte um time de marketing com ferramentas colaborativas com funções extremamente úteis, como relatórios semanais.
4. Minter.io
Indo mais longe do que a maioria das ferramentas dessa lista, o Minter.io traz informações até sobre as ferramentas utilizadas que mais estão associadas a cliques e engajamento com o seu público.
Outro recurso interessante neste serviço é que ele identifica contas próximas a sua que tem potencial para se tornar grandes influencers, assim você pode começar a investir neles cedo, e usá-los para promover sua marca.
5. Panoramiq Insights
As outras ferramentas que você viu neste artigo eram mais voltadas para métricas da sua conta, principalmente em relação aos seus posts. O Panoramiq Insights vem em uma pegada completamente diferente.
Seu objetivo é trazer informações muito precisas sobre o seu público, mas ele também traz outras informações como desempenho de publicações.
Pronto, agora você só precisa juntar todos esses dados que você aprendeu a coletar e compará-los, para montar a estratégia perfeita para o seu perfil do Instagram!
Fontes: Later, Neil Patel, Hootsuite
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