Em uma atualização recente das políticas de privacidade da rede social, o Instagram anunciou na última quinta-feira, dia 25 de agosto, que a plataforma via ativar automaticamente um filtro para limitar conteúdo sensível para contas de usuários abaixo dos 16 anos.
Instagram vai limitar conteúdo sensível para adolescentes
A novidade foi anunciada no site oficial da empresa, onde foi explicado que o controle de conteúdo sensível tem três opções configuráveis: “Mais”, “Padrão” e “Menos”.
A “Padrão”, como o nome já indica, é a opção que vem ativada na maioria das contas da rede social. Contas marcadas com essa opção impedem que os usuários vejam algumas contas e conteúdos sensíveis.
Adicionalmente, “Mais” e “Menos” permitem que os usuários vejam mais e menos contas e conteúdos sensíveis na plataforma.
“Isso tornará mais difícil para os jovens encontrar conteúdo ou contas potencialmente confidenciais na Pesquisa, Explorar, Páginas de hashtag, bobinas, recomendações de feed e contas sugeridas”, explicou o Instagram em um postagem oficial no blog da companhia, onde anunciou que as contas de usuários menores de 16 anos vêm marcados com a opção “Menos” por padrão.
Vale lembrar que atualmente apenas pessoas com 18 ou mais anos têm acesso às três opções. Pessoas mais jovens só podem selecionar entre “Padrão” e “Menos” no Instagram.
Como o filtro funciona?
A opção “Menos” foi introduzida na plataforma no mês de junho, pouco tempo antes de anunciar que iria gradualmente impedir que os jovens da rede social tivessem acesso a conteúdo considerado perigoso.
“Com isso, será mais difícil para os adolescentes encontrar conteúdo sensível ou contas potencialmente prejudiciais ou confidenciais em Pesquisar, Explorar, Hashtags, Páginas, Reels, Recomendações do feed e Contas sugeridas”, disse o Instagram no anúncio.
O filtro não foi muito bem aceito por pessoas que usam a plataforma para trabalhar, que começaram a temer que seu conteúdo fosse marcado como sensível, perdendo alcance.
Entre os mais preocupados estavam pessoas no mundo da arte, profissionais do sexo, tatuadores, etc.
Nessa página de ajuda da plataforma, o Instagram descreve exatamente o que pode ser marcado como conteúdo sensível.
Alterando as configurações da sua conta
As opções de controle de conteúdo sensível são configuradas automaticamente, mas você pode alterá-las seguindo esses passos:
- Acesse o seu perfil;
- Abra as configurações tocando no menu “Configurações” no canto superior direito;
- Escolha em “Conta”;
- Toque em “Controle de conteúdo sensível”.
Na página que abrir você vai poder escolher uma das configurações disponíveis para você.
O Instagram também afirmou que vai enviar notificações para seus usuários mais antigos modificarem suas configurações de privacidade e segurança.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui