Parece que os sistemas de inteligência artificial estão entre nós e vieram para ficar MESMO. Agora é a vez do Creative Reality Studio que promete a criação de vídeos extremamente reais.
Inteligência artificial fazendo vídeos
Agora, segundo a empresa de tecnologia israelense D-ID, você pode criar um vídeo a partir de imagens fotográficas estáticas. Isso não é novidade, mas a empresa promete trazer um conteúdo extremamente fiel à realidade.
O software chama-se Creative Reality Studio e usa a inteligência artificial para “inserir” o som falado por alguém por meio da foto colocada no sistema.
O objetivo é que a tecnologia desempenhe demandas de áreas como a de treinamento corporativo, educação à distância, comunicação empresarial, vendas e marketing.
Até porque, isso permite que não seja necessário fazer captação de imagem e áudio, basta escolher uma imagem e a tecnologia faz o processo de transformar isso em vídeo.
Para formular o vídeo, o usuário tem que upar a foto com o rosto em que deseja apresentar – também há opções do próprio Creative Reality Studio com apresentadores.
Existem várias assinaturas, o plano mais caro permite que o usuário escolha apresentadores com mais expressões e gestos de mãos.
Já o som utilizado pela plataforma pode ser digitado pelo usuário ou o áudio gravado e upado. São 119 idiomas presentes, entretanto, infelizmente o português não está disponível.
Em entrevista para a TechCrunch, Gil Perry, CEO da D-ID disse:
“Um grande problema para as organizações é a criação de conteúdo educacional. Ler documentos e passar por apresentações pode ser árido e chato. Além disso, eles precisam gastar milhares de dólares para contratar atores e criar vídeos educativos. Portanto, estamos usando nossa IA para criar apresentadores e tutores para reencenar humanos e tornar o conteúdo mais envolvente e eficaz”.
Fã ou hater?
Uma preocupação comum é se este tipo de inteligência artificial pode promover notícias falsas usando o rosto de pessoas não autorizadas.
Para isso, a própria empresa D-ID formulou algumas medidas de segurança, como um filtro que impede a reprodução de xingamentos e palavras racistas.
Além disso, a IA consegue fazer um reconhecimento de imagem impedindo que rostos selecionados sejam de pessoas de conhecimento público e celebridades.
Outro ponto muito importante é que a plataforma impede a criação de conteúdo político por lá. Se houve uma detecção de conteúdo deste tipo, a plataforma pode suspender a conta e remover o vídeo.
A assinatura custa US$ 49 mensais e dá direito a 15 minutos de vídeos na melhor qualidade oferecida.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui