Quando se trata de tecnologia o Brasil parece sempre estar um passo atrás e enquanto estamos esperando ansiosamente a chegada efetiva da tecnologia 5G a china já está planejando o próximo passo: Internet 6G!
Veja abaixo em mais detalhes:
Wang Jianzhou fala sobre a Internet 6G
Durante a conferência 2021 Technology Billboard Conference Wang Jianzhou, o ex-presidente da estatal de telefonia China Mobile e atual consultor sênior da Global Mobile Communications Association (GSMA), a China pretende implementar a tecnologia de Internet 6G em até 8 anos, prevendo velocidades até 100 vezes maiores do que vemos agora no 5G:
“Enquanto estamos construindo o 5G, o 6G já começou. Em 2030, a rede 6G estará disponível comercialmente. Agora precisamos acelerar a definição e pesquisa e desenvolvimento de 6G. ”
Ele também afirmou que o 5G ainda é uma tecnologia relativamente nova e que conta com desenvolvimento constante para atingir seu potencial máximo, mas que mesmo assim é hora de olhar mais a frente e focar também no desenvolvimento da nova tecnologia, tendo em vista comercializa-la já em 2030.
Embora a China se destaque neste campo basicamente todas as fabricantes de renome já estudam formas de aumentar a velocidade de internet mobile, a própria Xiaomi, em 2020, declarou suas intenções em pesquisar e entregar uma internet mais rápida. Nesse aspecto a Huawei, companhia chinesa, lidera os pedidos de patentes sobre Internet 6G de maneira global.
Segundo Wang a nova tecnologia deve focar bastante em questões como uso de energia e utilização de hardware. Ele também afirma que a tecnologia 5G ainda deve evoluir pra 5.5G, o degrau intermediário para se chegar na Internet 6G.
Mas a aplicação da Internet 6G vai bem além de ligações e chamadas de vídeo, é esperado que se atinja latências de microssegundos, facilitando o controle maquinário e robôs remotamente, transições de até 16K (15360 × 8640 pixels) e holoportation (vídeo e áudio holográficos).
Mesmo a Internet 5G não tendo sido completamente incorporada pelo mundo afora, como é o nosso caso que ainda estamos brigando por tecnologias como fibra ótica, países como a china já estão focando no próximo passo, a Índia, por exemplo, anunciou mês passado um plano, assombroso, de lançar a Internet 6G em 3 anos, o que nos faz questionar se seremos capazes de acompanhar toda essa mudança.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui