Internet da Starlink de Elon Musk salva usuários irritados; entenda
Usuários abandonados por operadoras clássicas de internet, em regiões rurais inglesas, estão satisfeitos com serviço da Starlink de Elon Musk
Os desafios do bilionário não param. A internet espacial da Starlink de Elon Musk salva usuários irritados com problemas de conexão em locais “abandonados” por grandes provedores. Apesar do alto valor cobrado, seus serviços estão sendo eficientes.
Starlink já está salvando muitos usuários, pelo menos da região rural inglesa
Essa e a informação que vem das terras britânicas, segundo entrevista com o morador da região rural de Kent, Aaron Wilkes, pelo The Sun. As opiniões são muito positivas sobre a qualidade do serviço oferecido pela Starlink, empresa de internet espacial de Elon Musk.
Para adquirir a conexão, são dois passos principais: adquirir a “antena” terrestre que serve de receptor na propriedade e assinar o pacote de conexão da Starlink — que não é muito barato e pode chegar próximo dos 100 euros.
Apesar do preço mais elevado, os moradores de regiões rurais da Inglaterra recebem um ótimo serviço, onde antes eram obrigados a conviver com conexões de baixa velocidade, ou em constante queda, fornecido pelas companhias já conhecidas no país.
A conexão é surpreendente, como prova o relato de um assinante que passou “de velocidades com cerca de 25Mbps (megabit por segundo) por fios de cobre velhos, para um estrondo de 300Mbps de Starlink”, conforme publicação do jornal britânico.
Resolução de problemas rápida e eficaz
Muitas vezes, as regiões rurais ficam mais isoladas com um acesso complexo, o que além de tornar demorado o atendimento aos usuários — por parte das operadoras —, também oferece um maior risco de quedas de conexão por problemas na rede de transmissão (física) que transporta o sinal até a residência.
Outro problema solucionado rapidamente, segundo o relato dos moradores: “Se você ficou preso com uma conexão muito ruim, isso (receptor Starlink) é algo que pode-se pedir online, enviado e com a chegada em média de sete dias, para apenas conectá-lo.”
Starlink de Elon Musk permite jogar online com qualidade
O mais surpreendente no relato de Aaron ao jornal britânico é a nova possibilidade de jogar online, situação que antes era praticamente impossível devido à baixa velocidade e oscilação de conectividade com a rede.
“Não é como se eu fosse baleado nos jogos continuamente e não percebesse, posso jogar um jogo normalmente como qualquer outro.”
Esse é apenas um relato dentre tantos outros, segundo o jornal, que afirmar o poder de salvar moradores de regiões mais afastadas através da internet fornecida pelos satélites da Starlink de Elon Musk.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.