A SpaceX, empresa de Elon Musk, e a T-Mobile, de Mike Sievert, anunciaram uma “aliança tecnológica” nesta semana. Assim, os próximos satélites do projeto Starlink, que vão ao ar ano que vem, poderão fornecer internet gratuita. Mas calma aí, vamos explicar tudo isso em detalhes, para você se preparar para o que está chegando.
O que Elon Musk e Mike Sievert estão aprontando?
A T-Mobile é uma empresa alemã que atua como operadora. Na América Latina é a única que também fabrica aparelhos. Embora não seja americana, há apenas duas concorrentes no território dos EUA e. sem dúvidas, tem tamanho suficiente para se juntar à gigante que está buscando o espaço, a SpaceX.
Assim, o anúncio que chamou atenção de todos foi da união que concede acesso gratuito à internet para aparelhos da T-Mobile. Os dispositivos usarão bandas celulares existentes, e o serviço será adicionado aos planos existentes da operadora.
Elon Musk e Mike estão entusiasmados, mas reconhecem que ainda existem algumas limitações no projeto, há algumas barreiras para ultrapassar. Um exemplo, é que o serviço começará tendo suporte apenas para envio de mensagens ou aplicativos de mensagens.
Pés no chão: ainda há muito o que se fazer
O Anúncio de fato é muito impressionante, mas tanto Elon Musk quanto Sievert fizeram questão de destacar que ainda estão em fase de elaboração. Ambos apareceram falando sobre o projeto direto da Starbase da empresa espacial, no Texas.
Sendo mais detalhista, é possível citar a fala de Sievert seguida do CEO da SpaceX:
“É como colocar uma torre de celular no céu, só que muito mais difícil […] Seu telefone realmente não sabe que está se conectando por espaço. Ele pensará que está conectado a uma torre de celular, porque esse telefone está usando protocolos de comunicação de tecnologia padrão do setor e tem o espectro já integrado, como a grande maioria dos telefones em circulação hoje.”
Abaixo, podemos conferir o que Elon Musk destacou sobre o projeto ambicioso:
“Precisamos fazer mais do que reprogramar o satélite […].Eles precisam captar um sinal muito silencioso do seu celular. Há um pouco de hardware e software complexo, porque está se movendo muito rápido – eles estão viajando a 27.000 milhas por hora. Normalmente, uma torre de telefone celular não viaja a 27.000 milhas por hora.”.
Além disso, eles também destacaram que atualmente este é um projeto exclusivo aos aparelhos da T-Mobile. Contudo, deixaram bem claro que pretendem expandir este alcance, e vão buscar resolver esta questão.
Por fim, outro ponto muito importante é o atraso de 30 minutos em média que deve ocorrer na entrega das mensagens, mas tudo isso deve ficar cada vez mais claro nos próximos meses.
Fonte: Tech Crunch, t-mobile
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui