Os investimentos com altcoins estão cada vez mais comuns. Essas criptomoedas alternativas ao Bitcoin ganharam notoriedade, estando presentes nos mais diversos locais, como sites de compras, casas de apostas como o 777 bet Brasil e até mesmo em jogos digitais da atualidade.
Entender alguns detalhes sobre o uso das altcoins, o que elas são e, principalmente, quais vantagens e riscos de se investir nesse tipo de criptomoeda, é fundamental para entrar de cabeça no universo dos criptoativos. Por isso, esse artigo foi construído. Nele você poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre investimento em altcoins e suas vantagens e riscos.
O que são altcoins
A modernidade bate à porta, a cada dia que passa estamos mais diante de inovações futuristas que podem mudar nossas vidas, como casas inteligentes, vendas online ou até mesmo dinheiro digital. As criptomoedas surgiram em 2008, com a chegada do Bitcoin no mercado como uma alternativa ao dinheiro físico em momento de crise financeira nos Estados Unidos. Seu crescimento, após sua criação, foi rápido e exponencial. Hoje, o Bitcoin é considerado a criptomoeda mais importante do mercado.
Após a criação do Bitcoin, no entanto, surgiram algumas necessidades, como a de novas criptomoedas. Isso ocorreu porque o Bitcoin passou a ter um valor significativamente alto, o que não representava boa parte dos investidores em criptomoedas. Com isso, a necessidade da criação de novas alternativas que possuíssem valores de câmbio diferentes e características próprias aumentou.
Toda criptomoeda que não é o Bitcoin é chamada de Altcoin, ou criptomoeda alternativa. Isso porque elas são inspiradas no Bitcoin, utilizando de sistemas blockchains, criptografia e liberdade financeira, mas são independentes e não são do mesmo criador do Bitcoin, sendo apenas alternativas.
Qual a diferença das altcoins para o Bitcoin
O Bitcoin é uma única criptomoeda, enquanto que as Altcoins englobam mais de 15 mil moedas diferentes, cada uma com suas características, taxas, valores, proteção, objetivos e oscilações. Entender o Bitcoin é muito mais simples, uma vez que é apenas uma criptomoeda, com seus padrões muito bem estabelecidos, principalmente por estar a mais tempo no mercado do que qualquer outra criptomoeda. Por sua vez, as Altcoins precisam ser mais estudadas e avaliadas antes de você, efetivamente, começar a investir nelas. Como existem milhares de opções, esse acaba sendo um processo mais cansativo e extenso.
Riscos ao investir em altcoins
Todo investimento em criptomoedas gera alguns riscos. Apesar disso, investir no Bitcoin costuma ser mais certeiro por se tratar de apenas uma criptomoeda, diferente do processo de investir em algumas altcoins, que são distintas entre si e exigem dinâmicas diferentes. Assim, é preciso, antes de começar a investir, entender quais são as implicações e o que pode acontecer quando se investe em altcoins, conhecer principalmente os riscos que estão envolvidos. A fim de te ajudar a entender quais são eles, abaixo listamos os principais riscos que o investimento em criptomoedas alternativas envolve.
- Oscilações de valores. Toda criptomoeda tem um valor que oscila, ele pode oscilar mais ou menos a depender do tipo da criptomoeda. As stablecoins, por exemplo, como o nome sugere, são bem estáveis, uma vez que são vinculadas a moedas físicas associadas a bancos reais. Porém, fora as stablecoins, existe muita oscilação. Isso pode ser algo bom, uma vez que basta prever quando haverá uma alta para aproveitar as melhores vendas e compras, mas também é um risco se você não conhece bem a altcoin em questão.
- Falta de regulamentação específica. As altcoins, assim como o bitcoin, possuem sistemas blockchains que são administrados pelos próprios usuários, isso gera alguma exposição. Isso, no entanto, é parte da natureza descentralizada das criptomoedas em geral. Porém, pode trazer algumas dificuldades, principalmente pelo fato de não haver interferência governamental caso haja algum problema nos sistemas digitais das altcoins.
- Proibição em alguns países. É um risco investir em altcoins se você estiver querendo fazer viagens internacionais para países que proíbem o uso de criptomoedas. Isso pode gerar alguns conflitos e problemas na sua viagem, principalmente se estava planejando pagar as coisas utilizando criptomoedas.
Benefícios de se investir em Altcoins
As altcoins, no entanto, geram muito mais que apenas riscos quando você investe nelas. Basicamente você pode se beneficiar muito ao decidir fazer os seus investimentos nesse tipo de criptomoeda. Essas vantagens costumam, inclusive, se destacar muito mais do que os riscos, fazendo com que as pessoas queiram e façam as suas negociações em criptomoedas sem receios.
- Segurança. As criptomoedas são muito seguras. Isso porque elas utilizam de criptografia em toda sua extensão, além disso, fazem uso de redes blockchain, que garantem dados seguros e certeiros, sem possibilidade de alteração ou fraudes nem mesmo para o próprio dono daquele blockchain. Isso garante segurança e confiança para as altcoins, principalmente porque todas fazem uso desse mesmo sistema, apenas com algumas características diferentes.
- Independência financeira. A liberdade e independência financeira é o sonho de qualquer pessoa. Quem não quer conseguir movimentar seu dinheiro sem preocupações, não é mesmo? Com as altcoins você pode fazer isso, elas não somente são rastreáveis, mas também te isentam de impostos e taxas diversas e permitem que você faça movimentações livremente, inclusive transações internacionais.
- Funcionamento 24/7. Muitas pessoas se frustram com bancos diversos por oferecerem um serviço limitado. Nem todas as transações podem ser feitas a qualquer momento, o que limita as possibilidades. Com as altcoins isso não acontece, isso porque toda criptomoeda possui funcionamento 24/7, assim, você pode fazer a movimentação que quiser no seu dinheiro a qualquer momento sem dificuldades ou restrições.
- Transações rápidas. Ainda hoje a maioria das transações feitas por bancos são demoradas e exigem algum tempo para serem processadas. Claro que, com a chegada do PIX, isso deixou de ser uma grande questão no Brasil, mas em outros países as transações ainda são muito lentas e limitadas. Nesse sentido, as altcoins trazem mais uma vantagem, com transações imediatas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui