A Apple lançou oficialmente o iOS 16 durante a palestra de abertura da WWDC 2022 no início desta semana. O novo sistema operacional da gigante tecnológica chegará junto a uma série de novidades, entre elas, o suporte para jogos do Nintendo Switch.
As informações foram divulgadas pelo portal 9to5Mac, que explicou a introdução do suporte para jogos com a atualização para API Metal e a redefinição de um Game Center. O iOS 16 da Apple introduz o suporte para consoles como os Joy-Cons e o Pro Controller da Nintendo.
Segundo observações feitas pelo desenvolvedor da Delta e AltStore, Riley Testut, de agora em diante será possível emparelhar os joysticks do Nintendo Switch com o iPhone e o iPad e, possivelmente, com o Mac e Apple TV também. Para aprimorar a experiência, a empresa recorreu à execução da versão mais recente do software beta.
Na oportunidade, Riley teve o privilégio de testar a conexão do Joy-Cons e Pro Controller da Nintendo já no iOS 16. Conforme apurado pela 9to5Mac, e baseado no código interno do novo sistema operacional da Apple, a atualização oferece um suporte não só para consoles usados em jogos da Nintendo, como também de vários outros controladores de jogo. Um exemplo é o 8Bitdo, BADA MOGA XP5-X Plus e o Logitech F710 Gamepad.
Mas, se tratando exclusivamente do console Joy-Cons da Nintendo, o iOS 16 conseguirá identificar ambas as partes do controle, permitindo o emparelhamento em separado. Após a conexão dos joysticks, ainda existem alternativas de personalização dos controles, diretamente nas configurações do Bluetooth.
A 9to5Mac ainda descobriu que o suporte para controladores de terceiros no iOS 16, a partir de agora, é baseado em ativos móveis. Em outras palavras, a Apple terá autonomia para incluir suporte para várias versões simultaneamente e sem precisar enviar uma atualização ao sistema da Apple.
Destaques do iOS 16 da Apple
Segundo a Apple, uma série de outras melhorias já lançadas pela empresa também serão incluídas no iOS 16. Um exemplo é o Live Text, que traduz textos em tempo real, e o SharePlay, que permite ao usuário ouvir músicas, ver filmes, vídeos e séries com os amigos.
Para entender melhor, o Live Text se assemelha ao Google Lens, que está em fase de atualização visando identificar textos em vídeo, bem como imagens estáticas. Por outro lado, o SharePlay já está disponível em todos os aplicativos com acesso ao FaceTime. Veja abaixo as funcionalidades que se destacam no iOS 16 da Apple.
- Mensagens: os usuários poderão editar mensagens enviadas recentemente, recuperar as excluídas recentemente e marcar conversas como não lidas para poderem voltar depois;
- Melhorias no modo de foco: o recurso que bloqueia notificações em momentos importantes agora permite uma maior personalização, podendo até receber papéis de paredes específicos, além de selecionar quais notificações são importantes no E-mail, Mensagens, Calendário e mais;
- Apple Pay later: o serviço de pagamento da Apple agora permite parcelamento. Os pagamentos podem ser realizados a cada 15 dias, com um prazo máximo de até seis semanas;
- Notícias de esporte no News: a ferramenta de notícias agora mostra destaques esportivos dos campeonatos e times favoritos do usuário. Dentre as informações mostradas estarão: placares, horários de jogos e classificação dos torneios;
- Melhorias no Ditado: o aplicativo oferece uma nova experiência no dispositivo que permite aos usuários alternar entre voz e toque com fluidez. Os usuários podem digitar com o teclado, tocar no campo de texto, mover o cursor e inserir sugestões de QuickType, tudo sem precisar interromper o ditado. Além disso, o Dictation apresenta pontuação automática e ditado emoji;
- Compartilhamento de fotos no iCloud: voltado para famílias, o recurso permite que sejam criadas pastas para criar uma grande biblioteca coletiva de fotos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui