O iPhone é conhecido por três coisas: qualidade, desempenho e preço. Com certeza, é um dos aparelhos celulares mais famoso do mundo, a ponto de que celulares produzidos há anos atrás ainda dominam o mercado. Mas, o que aconteceria se o iPhone 13 fosse fabricado no Brasil?
Na verdade, um usuário da marca relatou na última quinta-feira (27), que unidades do celular da linha que marca o topo dos smartphones da Apple hoje estavam sendo produzidas em território nacional. Segundo ele, na caixa do seu iPhone 13, comprado por um vendedor oficial da marca, vem explícito que o produto foi “montado no Brasil”.
Onde os iPhones são fabricados?
Os celulares da Apple passam por um processo de fabricação em duas partes. O projeto dos aparelhos é desenvolvido nos Estados Unidos, mas a montagem dos dispositivos são feitas, em sua maioria, pela Foxconn na China (que também possui fábricas em outros lugares do mundo, incluindo o Brasil).
Já no Brasil, a Anatel fazia a homologação do iPhone 13 constando que as quatro fábricas responsáveis pela montagem do aparelho encontram-se na China, mas na última revisão a Apple incluiu na listagem uma fábrica da Foxconn que se encontra em Jundiaí, São Paulo.
I just received an iPhone 13 made in Brazil by Foxconn. MLPF3BR/A A2633. Purchased from Apple Premium reseller called iPlace. Nothing on Google about Apple producing iPhones in Brazil however. Or did I miss something? @9to5mac @MacRumors @appleinsider @blogdoiphone @MacMagazine pic.twitter.com/7Yp42G096h
— João Menicucci (@joaomenicucci) April 27, 2022
“Acabei de receber um iPhone 13 feito no Brasil pela Foxconn. MLPF3BR/A A2633. Comprado de um revendedor Apple Premium chamado iPlace. No entanto, nada no Google sobre a Apple produzindo iPhones no Brasil. Ou eu perdi alguma coisa?”, questionou João Menicucci em seu tweet.
iPhone 13 fabricado no Brasil, preços mais acessíveis?
Em nota, a Apple já havia anunciado ter começado a fabricar o iPhone 13 no Brasil – mas apenas o modelo A2633, modelo padrão da família. O iPhone 13 mini (A2628), iPhone 13 Pro (A2638) e iPhone 13 Pro Max (A2643) continuam a ser importados.
Para o consumidor, entretanto, isso não deve fazer diferença alguma, já que o valor do aparelho continua o mesmo. O modelo pode ser encontrado a partir de R$7.6 mil reais com tela de 6,1 polegadas na versão de 128 GB de armazenamento.
Algo parecido aconteceu com o iPhone 11, que também teve produção nacional em 2020, mas seu preço permaneceu o mesmo.
É importante lembrar que mesmo com o incentivo fiscal da produção nacional a empresa ainda tem que importar os materiais, em meio à crise da falta de componentes.
Além disso, a Apple trabalha com um modelo de fixação de preço. Assim sendo, a maneira mais certa de conseguir um iPhone 13 a preços mais razoáveis é esperando uma promoção da Apple, ou o lançamento da próxima versão do iPhone.
O que você acha da atitude da Apple de manter o preço do iPhone 13 mesmo ele sendo montado aqui no Brasil?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui