O Itaú foi notificado pelo Procon após um grande bug atingi a plataforma do banco. Os problemas relatados pelos clientes foram desde a não conseguir acessar a plataforma, até transações misteriosas sem o consentimento dos donos das contas, apresentando erros em saldos e extratos.
Segundo o que foi informado pelos cliente, até pagamentos feitos no dia anterior não estavam sendo debitados – mesmo constando como pagos. Os problemas foram encontrados no aplicativo e no site do banco.
Algumas pessoas levaram os acontecimentos na esportiva e até publicaram memes a respeito, mas outras pessoas ficaram bastante preocupadas.
Todo mundo recebendo dinheiro do Itaú, menos eu pic.twitter.com/eaSRNPG1aj
— Monique Barbosa (@moniqueconque) March 3, 2022
Cara, está uma loucura caiu 1.400 na minha conta agora, mas não vou sacar… vai dar dor de cabeça isso depois.
— SR (@SoaresRodney28) March 3, 2022
Itaú fora do ar: Procon dá prazo
Os Procons do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná já se manifestaram sobre o assunto e, em nota, o Procon de São Paulo, exige que o banco explique:
- Quando constatou o problema e qual a previsão de regularização;
- Quais providências e protocolos de segurança foram implementados;
- Se o banco de dados do banco foi afetado;
- Que tipo de informações podem ter sido comprometidas.
Vale ressaltar que, no mesmo dia que os problemas aconteceram, o Itaú havia informado que os sistemas já estavam de volta e seria possível fazer transferências via TED até às 18h15, via pix até a meia-noite e boletos poderiam ser pagos até as 20h30.
Mas até o dia seguinte, clientes espalhados por todo o Brasil continuaram a reportar erros, como saques indevidos e compras não reconhecidas, além de falhas no aplicativo.
O app e site ficaram fora do ar ontem o dia todo, impossível fazer qualquer transação. O saldo mudou de valor, o extrato mudou algumas informações… coisa de doido! Caos!
— laragabrich (@laragabrich) March 4, 2022
No meu cartão apareceu foi compras não reconhecidas, tais como viagens pela Hol e Azul. Qyero tudo esclarecido
— Teresinha (@Teresin74777804) March 4, 2022
Além disso, o Procon quer saber como os consumidores poderão contestar saques, o que acontecerá com os “pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos” devido a indisponibilidade do app.
Também espera-se informações detalhadas de quais serviços foram atingidos e da quantidade clientes afetados.
“…que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas; quais os impactos para o consumidor; quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento”, pergunta o Procon ao Itaú em pronunciamento feito pelo órgão.
O banco terá até o dia 7 de março (segunda-feira) para dar respostas aos questionamentos do Procon, explicando também “se adota medidas de segurança, técnica e administrativas” com a finalidade de proteger os dados pessoais dos clientes.
“Os consumidores não podem ser prejudicados por uma falha que não é de sua responsabilidade, deste modo, transações (saques, transferências, pix, pagamentos etc) não realizadas pelos correntistas deverão ser consideradas sem efeito”, completa o Procon-SP.
No mais, o Procon determina que os clientes não pagarão multas , juros e outros encargos resultantes do impedimento de realizar alguma transação enquanto os serviços estavam com problemas e que os valores que foram depositados por engano não devem ser gastos – e sim devolvidos ao banco.
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