O Google introduziu uma porção de alterações na interface do Google Notícias, sua plataforma de notícias. O novo visual para a versão desktop do serviço trouxe várias modificações no layout e agora será possível ficar de olho nas notícias locais, globais e no seu resumo, diretamente da mesma tela, separadas por colunas.
Mudanças no layout do Google Notícias
O novo layout, segundo a empresa, é uma maneira de reforçar a presença da plataforma no cenário das notícias. A mudança deixa a aplicação com uma cara mais jovial, se assemelhando ao apresentado na versão do aplicativo mobile.
Após o redesenho, a plataforma passa a dar mais destaque para notícias locais. Mesmo assim, os usuários têm uma gama de opções de personalização de conteúdo, mas uma das principais mudanças foi a remoção do painel lateral. A maioria das opções que se encontravam lá, agora estão na nova barra superior.
As alterações não cobrem apenas os menus da plataforma. Agora é possível observar o widget responsável pela previsão do tempo em um canto no lado superior da tela. Para complementar a leitura, os usuários ganharam a opção de reorganizar os tópicos de notícias utilizados no feed.
Ainda na página inicial do Google Notícias, rolando até o final, é possível ver uma seção específica para verificação de fatos. O recurso, já existente, foi expandido consideravelmente. Agora, além de mostrar o texto original da declaração de algum conteúdo, ele traz mais contexto para o tema.
A empresa comenta em seu blog, onde anunciou as novidades, que o novo layout foi resultado do feedback que recebeu dos próprios usuários.
“Para ajudar as pessoas a mergulhar mais fundo em matérias importantes e encontrar mais facilmente notícias locais de todo o mundo, lançamos hoje uma experiência do Google Notícias redesenhada e mais personalizável para computador (…) foi inspirado no feedback que recebemos dos leitores”, disse a equipe do Google no anúncio.
Mais novidades
O Google também anunciou a abertura de sua iniciativa para dar apoio a jornalistas independentes e pequenas organizações de notícias, o News Equity Fund, pretende recompensar financeiramente produtores de conteúdo original. As inscrições vão até o dia 21 de julho, mas o programa não permitirá a participação de chineses e russos, pelo menos não funcionará nesses países.
O visual certamente é uma melhoria em relação às versões anteriores e agora parece bem mais moderno. Mesmo assim, embora mais acessível, o layout parece meio sobrecarregado, algo que seria facilmente resolvido com uma opção global para reorganizar completamente todas as seções do Google Notícias.
O que você acha do novo layout da plataforma de notícias do Google? Comenta aí se você prever esta ou antiga!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui