Ainda nem chegamos na Lua (de novo), mas já estão estudando algumas maneiras de formularmos casas que sejam ideais para a nossa estadia lá.
Acampamentos lunares
Mesmo que não sejam tão parecidas com as casas que temos aqui na Terra, a empresa austríaca Pneumocell desenvolveu um estilo de casa em arquitetura inflável, ideal para a Lua.
O estudo para a produção destas casas foi financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA), mostrando que é sim um objetivo futuro, mas a longo prazo.
Thomas Herzig, arquiteto da Pneumocell, disse:
“É muito difícil em um país pequeno como a Áustria conseguir financiamento para tal ideia”
Porém, não é a primeira vez que a empresa planeja algo do tipo, pois já houve um projeto de casas pensadas em Marte.
Entretanto, a vida fora da Terra não será fácil e o objetivo maior é manter a tripulação viva em uma atmosfera diferente dos padrões de “vida” humana conhecidos.
E a Lua reserva muitos mistérios e perigos – não que a Terra não tenha os seus percalços como terremotos, furacões e tempestades – mas claro, é tudo uma questão de localização.
Por exemplo, para viver na Lua, os seres humanos teriam que sobreviver no subsolo e também a energia solar é mais conveniente.
Pensando nisso, os arquitetos e pesquisadores da Pneumocell desenvolveram casas infláveis esculpidas em túneis, fazendo uma rede.
Outros obstáculos
A princípio, a ideia parece revolucionária, entretanto, o ambiente não teria circulação de ar e nem acesso à água, fora o risco de erosão de rochas e de objetos pontiagudos, perigosos para a superfície dos infláveis.
Porém, os cientistas pensaram nisso e projetaram para que camadas fossem resistentes e a estrutura disposta em círculos, para que todo o ar que entre, literalmente, circule.
Além disso, existe a projeção para o desenvolvimento de plantas em determinadas estufas e com o ar “produzido” (ainda não foi criado, mas já existem estudos para esse fim).
As pesquisas estão aceleradas justamente por conta do Projeto Artemis, que pretende devolver os seres humanos para a Lua, mas isso é só o começo.
Fora que estão focados em usar substâncias recicláveis para o desenvolvimento destes acampamentos.
Herzig afirma:
“Acho importante que você tenha produtos derivados que tenham uso aqui na Terra e não apenas no espaço”
Ainda é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas e novas respostas, mas e aí, você teria uma casa na Lua?
Com informações: Inverse.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui