O Twitch decidiu mudar a maneira como opera. A empresa enviou uma carta para os seus parceiros onde anunciou que eles vão agora poder realizar suas lives em plataformas rivais. A alteração afeta diretamente o contrato da empresa com os participantes do seu programa de parcerias.
Parceiros do Twitch agora vão poder fazer lives em outras plataformas
A plataforma de streaming sempre adotou contratos exclusivos no seu programa de parcerias. Os criadores então ficavam restritos apenas a Twitch, mas essa restrição está sendo alterada.
Um dos primeiros a compartilhar a novidade foi o usuário do Twitter Dexerto, que fez uma publicação com uma captura de tela mostrando o e-mail recebido.
Twitch is now allowing Partners to stream on other platforms pic.twitter.com/gWhtDqnj50
— Dexerto (@Dexerto) August 23, 2022
“Twitch agora permite que parceiros transmitam em outras plataformas”
Segundo o e-mail, a medida vai dar mais flexibilidade para seus criadores, que agora vão ter a opção de participar ativamente em rivais como o YouTube.
Novidade vem com restrições
A novidade vai ajudar muitos criadores de conteúdo a expandirem suas comunidades, alcançando ainda mais pessoas e abrindo novas oportunidades de negócio. Mas a empresa adicionou algumas condições.
Antes de mais nada, não será permitido fazer as transmissões simultaneamente na Twitch e em outras plataformas.
Segundo a plataforma, esse tipo de transmissão pode ser prejudicial, principalmente para os próprios criadores. Eles acreditam que seria difícil manter o padrão de qualidade de uma livestream sendo feita em diversas plataformas simultaneamente.
Entretanto, essa regra não se aplica a plataformas mobile, como o TikTok, por exemplo.
Além de não poder fazer lives simultâneas, a plataforma também está proibindo o compartilhamento de gravações de lives da Twitch como transmissão no Facebook Live e redes semelhantes.
Porque o Twitch está fazendo isso?
Essa é uma novidade que vai beneficiar os parceiros da plataforma, mas o motivo para a mudança é bem mais profundo do que isso.
Recentemente, a Twitch vem perdendo um grande número de criadores e parceiros que planejaram expandir seus negócios em vários outros serviços de streaming, o que no fim das contas se torna bem mais lucrativo.
Além disso, a plataforma também tem sido alvo de intensas críticas por conta de sua divisão injusta das receitas geradas pelas assinaturas pagas.
Mas o principal benefício para a empresa é que essa medida evita que seus criadores de peso sejam roubados pela concorrência.
“… reconhecemos que o cenário digital mudou desde que introduzimos o Programa de Parceiros e que muitos de vocês se envolvem com suas comunidades em muitos lugares diferentes. Por isso, estamos atualizando nossa política“, disse a empresa no e-mail mencionado acima.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui