Jardim espacial: NASA vai enviar sementes para a Lua em 2025; como é possível?
Mais uma busca da NASA vai nos levar a ficar curiosos frente aos próximos passos dessa nova busca. Agora a agência quer levar sementes à Lua
Aos poucos estamos nos aproximando do momento de voltar à Lua, e a NASA está com um projeto incrível. A agência norte-americana quer levar plantas para o nosso satélite natural, e ver se é possível fazer a vida brotar na satélite branco e inóspito.
Vamos criar as primeiras vidas alienígenas?
Até o momento, podemos afirmar que lua é uma rocha sem vida. Contudo, isso não quer dizer que não há nenhuma possibilidade de ter fazer algo viver lá. A NASA acredita que algumas formas de vida da Terra, conseguem sobreviver às condições lunares (mesmo com o uso de suporte tecnológico).
Para testar esta revolução, a agência contará com o apoio da start-up Lunaria One. Com ambas as organizações, cientistas da Universidade Nacional Australiana (ANU), pretendem cultivar plantas na Lua até 2025, como destacou o Space.
A China já conseguiu germinar algumas sementes com sucesso, em um experimento semelhante no seu módulo de pouso Chang’e 4. Por outro lado, nada ainda foi cultivado diretamente na Lua.
As plantas e sementes que estão no ALEPH-1 contam com uma câmara protetora, porém, na lua os desafios serão maiores. A começar pela água, que terá um valor sem igual, além da gravidade mais fraca, e nenhuma atmosfera para proteger a superfície da radiação solar.
O que nos falta para levar sementes para a Lua?
Os pesquisadores da Lunaria One e ANU vão trabalhar para garantir que os candidatos enviados sejam os melhores para a missão. Entretanto, já existem algumas opções, como a Tripogon loliformis, uma grama australiana. Ela leva o carinhoso apelido de “planta de ressurreição”, então parece uma ótima candidata.
Encontrar a melhor espécie é fundamental, pois plantas capazes de sobreviver na lua podem representar mais do que apenas uma fonte de alimento espacial. Elas representam vida, ou seja, oxigênio respirável para os astronautas. Em alguns casos, quem sabe, podem até mesmo servir para a produção de medicamentos fora da Terra.
Através de um comunicado, a bióloga de plantas da ANU e consultora científica da Lunaria One, Caitlyn Byrt, disse que:
“Se você pode criar um sistema para o cultivo de plantas na Lua, então você pode criar um sistema para o cultivo de alimentos em alguns dos ambientes mais desafiadores da Terra”.
Desse modo, o sucesso na missão significa não apenas sucesso para os nossos astronautas, mas também para a nossa forma de produção e cultivo aqui.
Fonte: Space
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui