Jovens cientistas; NASA dá oportunidade única para estudantes em projeto sobre a Lua

NASA lança "desafio" com projeto anual que pretende encontrar jovens estudantes que esteja trabalhando em pesquisas disruptivas.

A NASA quer mais estudantes desenvolvendo pesquisas sobre o espaço – em especial, sobre a Lua. Jovens que tenham ideias “fora da caixinha” e viáveis são o que a agência busca, confira!

publicidade

NASA procura projetos de estudantes que inovem sobre metal lunar. (Imagem: Divulgação/NASA)

NASA quer grandes ideias com menos idade

Todos os anos a NASA prepara o Big Idea Challenge, um concurso que almeja alcançar estudantes universitários, principalmente dos Estados Unidos, que sejam engajados na produção de conhecimento que pode ser usada nos ambientes da agência espacial.

Este ano, o foco é encontrar um projeto que possa produzir metal na Lua – desde a extração de metal de minerais lunares até a criação de estruturas e ferramentas.

A capacidade de extrair metal e construir a infraestrutura necessária na Lua faz parte do objetivo do Programa Artemis, que quer que os humanos possam sobreviver – e viver – por lá.

publicidade

O metal é um grande aliado, ele tem força e resistência à corrosão, o que o torna fundamental para estruturas de construção, tubos, cabos e muito mais.

Entretanto, o metal é um produto muito pesado, fazendo com que seja difícil levá-lo até a superfície lunar.

As equipes de estudantes que participam do BIG Idea Challenge, uma competição de nível universitário patrocinada pela NASA e gerenciada pelo National Institute of Aerospace (NIA), irão desenvolver formas inovadoras de extrair e converter metais de minerais lunares, como ilmenita e anortita, para permitir a sua fabricação na Lua.

O Big Idea Challenge desafia e incentiva jovens universitários a enfrentar algumas das necessidades mais críticas enfrentadas pela exploração espacial e ampliar a capacidade de missão, que podem possibilitar novas descobertas.

Além do que, deve ser muito instigante fazer parte de uma descoberta que pode ajudar a NASA – e até a humanidade.

Ganhando para entrar no circuito espacial

São projetos desenvolvidos ao longo de um ano e meio, e os estudantes estarão sempre sendo orientados por tutores.

Estudantes de graduação e pós-graduação podem fazer parte e o desafio é financiado pela NASA, que oferece prêmios de desenvolvimento de até US$ 180 mil para até oito equipes selecionadas.

As equipes têm de construir e demonstrar seus projetos conceituais e compartilhar os resultados de suas pesquisas e testes no fórum final em novembro de 2023.

Uma base lunar feita com substâncias totalmente lunares também ajudará o Projeto Artemis a desenvolver novas ferramentas.

Tomas Gonzalez-Torres, gerente de projetos do Space Grant no Office of STEM Engagement da NASA, diz:

“A NASA já está pensando em apoiar missões de longo prazo para a Lua. Este tema do BIG Idea Challenge liga as equipes universitárias ao esforço em direção à presença humana sustentada na Lua e em outros planetas”.

Mais uma vez, mostra-se a importância do investimento na pesquisa e no conhecimento científico.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza