Juntas, NASA e SpaceX levam tripulação para desenvolver pesquisas na Estação Espacial Internacional (ISS)
NASA envia astronautas por meio de espaçonave da SpaceX e tripulação já está rumo à Estação Espacial Internacional.
A missão SpaceX Crew-5 já está em órbita com toda a tripulação a bordo. O projeto é da empresa de Elon Musk com a NASA, confira!
SpaceX Crew-5: laboratório orbital
O foguete da SpaceX, o Falcon 9, que está carregando a espaçonave Dragon Endurance, foi lançado ontem, 5 de outubro, para a Estação Espacial Internacional (ISS) com astronautas da NASA e também de outras agências internacionais, inclusive russos.
Os membros da tripulação já estão em órbita e essa será a quinta missão de “rotação da tripulação comercial da agência com a SpaceX a bordo do laboratório orbital”.
Nicole Mann e Josh Cassada são astronautas da NASA, Koichi Wakata é da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e Anna Kikina, da Roscosmos (Rússia). Os dois últimos são especialistas em microgravidade e serão responsáveis pelos testes nesta área.
Bill Nelson, administrador da NASA, afirma:
“Missões como Crew-5 são a prova de que estamos vivendo uma era de ouro da exploração espacial comercial. É uma nova era impulsionada pelo espírito de parceria, alimentada pela engenhosidade científica e inspirada pela busca por novas descobertas”.
Este é o primeiro voo de Mann, Cassada e Kikita e o quinto de Wakata, além disso, essa já é a sexta experiência de naves da SpaceX com astronautas da NASA.
Novas descobertas na Estação Espacial Internacional
Nelson ainda coloca que os experimentos laboratoriais são muito importantes nesta missão:
“Durante sua estada a bordo da Estação Espacial Internacional, o Crew-5 realizará mais de 200 experimentos científicos e demonstrações de tecnologia, incluindo estudos sobre impressão de órgãos humanos no espaço e melhor compreensão das doenças cardíacas. Enquanto nossos olhos estão focados nos céus, nunca esqueçamos que essas missões também melhorarão a vida aqui na Terra”.
A tripulação irá se encontrar com outros astronautas que estão esperando na ISS e o número de pessoas por lá irá de sete para 11 — mas por um curto período, pois dois deles logo irão retornar para a Terra.
Entretanto, para a Crew-5 serão vários meses de desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas como saúde cardiovascular, bioimpressão e comportamento de fluidos em microgravidade, tudo isso na preparação de uma massiva exploração espacial e também para a qualidade de vida no planeta.
Kathryn Lueders, administradora associada da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA em Washington, afirma que:
“A Estação Espacial Internacional continua a desempenhar um papel crítico em ajudar a NASA e nossos parceiros a entender e maximizar os atributos únicos do ambiente de microgravidade”.
A NASA continua se esforçando — e muito — para que mais pessoas possam conhecer o espaço, e acredita que a parceria com a SpaceX está ajudando nisso.
Com informações: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui