O lançamento do James Weeb, telescópio espacial mais caro já feito, foi mais uma vez adiado nesta terça-feira (dia 21), quando a NASA comunicou que o lançamento do foguete Ariane 5, foguete disponibilizado pela Agência Espacial Europeia (ESA), responsável por carregar o Telescópio Espacial James Weeb (JWST), está autorizado para o sábado (dia 25) ao invés da sexta-feira (dia 24) como havia sido previamente estabelecido.
Veja o que escrevemos sobre o assunto:
Telescópio Espacial James Weeb
O James Weeb será o telescópio mais caro, e poderoso, já enviado ao espaço. Custando em torno de 10 bilhões de Dólares ele foi construído pela NASA em uma parceria com a ESA e a CSA (Agência Espacial Canadense).
Entre idealização e construção o telescópio já tem mais ou menos 30 anos de idade e assim que lançado deverá orbitar o Sol de onde observará objetos a distâncias incríveis devido a tecnologias de captação no espectro de luz óptica e ultravioleta podendo até enxergar as primeiras galáxias do Universo.
Lançamento conturbado
O telescópio seria lançado no fim de Outubro, mas então a NASA mudou a data para 18 de Dezembro, sendo alterado para o dia 22 devido a falhas técnicas encontradas. Logo após foi mudado para o dia 24 e nesta terça-feira (dia 21) a NASA anunciou que “devido a condições climáticas adversas” o lançamento seria adiado e agora está previsto para o sábado (dia 25), caso nada mais ocorra.
O foguete Ariane 5 deve partir do espaço porto europeu na Guiana Francesa e para a equipe envolvida os atrasos são mínimos se comparados com toda a espera, considerando que o telescópio começou a ser desenvolvido em 1996 tendo o lançamento previsto para 2007, enfrentando vários atrasos e problemas com o orçamento. O equipamento está em testes desde 2016 e finalmente será lançado, esperamos.
Assista ao vivo
O evento tem sido tratado como um evento histórico e será transmitido pelo aplicativo da NASA assim como na página da agência e deverá ser iniciada às 8h da manhã.
O lançamento do James Webb, primeiramente chamado de NGST (Next Generation Space Telescope) ou Telescópio Espacial da Próxima Geração, foi descrito por Bill Nelson, diretor da NASA, como “Um exemplo brilhante do que podemos alcançar quando sonhamos grande” e com certeza é um prato cheio para os amantes de astronomia espalhados pelo mundo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui