Ícone do site BIT magazine

League of Legends: Mundial e MSI terão mudanças nos formatos

O Mid-Season Invitational (MSI) e o Campeonato Mundial, as duas competições internacionais mais importantes do cenário de League of Legends, terão um novo formato a partir da próxima temporada, de acordo com a Riot Games, desenvolvedora do jogo. Mas, embora os fãs e torcedores clamem por mudanças radicais no sistema de disputa, a indicação é de que elas ainda não devem ser feitas.

Naz Aletaha, diretora global de e-sports de League of Legends da Riot Games, anunciou uma mudança significativa no início deste mês em São Francisco. Em 5 de novembro, a final do Mundial 2022, uma série melhor de cinco que estabeleceu a DRX como campeã, foi realizada na mesma cidade. Aletaha acrescentou que a empresa analisou os comentários dos fãs após o evento de 2021 e, depois de um ano de consideração, decidiu implementar um novo sistema.

“Mudanças de formato estão chegando [para MSI e Worlds]”, disse Aletaha. “Quando ouvimos o feedback no ano passado, aproveitamos esta temporada para realmente mergulhar nele e de fato começar a avaliar quais partes do formato estavam funcionando e quais partes achamos que poderiam ser melhoradas, trabalhando com nossas equipes regionais em todo o mundo para superar o que esses formatos podem e devem ser”, completou.

Embora ela não tenha revelado muitos detalhes sobre os ajustes, Aletaha confirmou que um anúncio será feito até o início da nova temporada.

 

“Mata-matas são intrínsecos à competição”, diz presidente da Riot

Foto: Divulgação/Riot Games

Atualmente, o Campeonato Mundial de League of Legends, um dos maiores eventos de e-sports do mundo e um dos principais mercados em sites como a Midnite, está estruturado como um evento triplo. A primeira etapa são os play-ins, que envolvem 12 equipes competindo por quatro vagas no Evento Principal. Os quatro classificados se juntam a outras 12 equipes para a fase de grupos e, dessas 16, oito chegam à fase de mata-mata.

O formato de mata-mata direto é como os playoffs são configurados, e a Riot está sob críticas pesadas da comunidade por se recusar a mudar isso. As melhores equipes podem ser eliminadas se tiverem um único dia terrível por causa dessa abordagem de apenas uma tentativa. Com chaves de eliminação dupla, as equipes não serão restringidas por uma derrota na série e normalmente terão uma segunda chance de se recuperar, embora com um caminho um pouco mais difícil.

John Needham, presidente da divisão de e-sports da Riot Games, não pareceu concordar com a opinião popular. Após a declaração de Aletaha, começaram a circular rumores sobre se o Campeonato Mundial de League of Legends acabaria recebendo seu tão esperado sistema de eliminação dupla. Needham imediatamente dissipou qualquer preocupação, afirmando que os mata-matas, em sua forma atual, vieram para ficar.

“Achamos que a eliminação dupla é ótima para qualificar as melhores equipes em nossos maiores torneios”, disse Needham. “Mas no final das contas, o Campeonato Mundial de League of Legends é um dos maiores eventos esportivos do planeta. Todos os maiores eventos esportivos têm a eliminação simples como parte central de seu torneio”, completou o mandatário.

Eventos passaram por uma queda nos níveis de audiência no último ano

Foto: Divulgação/Riot Games

Os índices de audiência dos maiores torneios de League of Legends sofreram uma queda preocupante este ano. A quantidade de espectadores da fase de grupos caiu significativamente, quase 40% em relação ao ano passado, de acordo com um relatório da Esports Charts, uma empresa especializada em dados estatísticos da indústria dos e-sports. O pico de audiência foi de 2,3 milhões em 2021, mas caiu para 1,3 milhão em 2022.

Pode haver uma série de fatores em jogo para justificar, ou pelo menos explicar este movimento. A maioria dos espectadores é da Europa, China e Coréia, então o fuso horário da América do Norte é inadequado para estas regiões. 

Com exceção da Rogue, que conseguiu alcançar a etapa das quartas de final apesar de uma campanha irregular, as equipes europeias como G2, Fnatic e outras decepcionaram muito em 2022. A insatisfação com o formato e estrutura do torneio, incluindo a falta de uma chave de eliminação dupla e apenas o uso de eliminação simples no mata-mata, provavelmente também é um fator que contribuiu para esta queda acentuada nos índices de audiência.

Em entrevista recente, o top laner da Rogue, Andrei “Odoamne” Pascu, disse acreditar que a Riot Games precisa organizar mais torneios internacionais para League of Legends. E, ao que tudo indica, os fãs e torcedores concordam com a análise de Pascu.

“Honestamente, nós realmente precisamos de mais torneios internacionais de League of Legends além do MSI (que é um tanto cringe) e do Mundial (que é um ótimo torneio)”, tuitou Pascu. “Todo mundo se sente tão vivo e animado nesta época do ano, que mesmo quando somos pisoteados por outras equipes, os meninos estão se divertindo muito”, completou.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile