Polaroid é uma marca que muita gente se recorda, mas nem lembra o motivo. Suas câmeras fotográficas instantâneas foram febre nos anos 70, 80 e até 90. E após sofrerem um baque por não se ajustarem ao mundo da fotografia digital, a empresa está de volta, agora em um novo mercado.
Fundada em 1937, a Polaroid foi uma empresa muito inovadora nos tempos da fotografia analógica. Porém, ela acabou chegando tarde demais ao mundo digital. Em 2001, a companhia declarou falência, ainda que tenha continuado na ativa, de maneira tímida.
Eis que, em pleno 2022, a empresa ressurge, com um novo foco: música. A empresa anunciou não só um conjunto de caixas de som portáteis, como também seu próprio serviço de música, que parece uma mistura curiosa do streaming de hoje com o rádio de ontem.
Caixas de som?
Apostando em um design minimalista e colorido, os speakers da Polaroid mantém a identidade visual característica da empresa.
O modelo mais básico, chamado P1, é um simpático quadradinho equipado com uma bateria que deve durar até 10 horas. Nos EUA, a caixa de som P1 vai custar US$ 60 e será o único modelo a não trazer integração com o novo app musical da marca (já falaremos mais sobre isso).
O segundo modelo de speaker (P2), custará US$ 129 com seu formato de pílula, ainda portátil. O aparelho conta com dois alto-falantes e sua bateria deve durar 15 horas.
A caixa de som (P3) é basicamente uma versão maior da P2. Por ser mais robusta, seu design inclui uma alça para transporte. Sua bateria também dura 15 horas, e seu preço sugerido é de US$ 189.
Finalmente, a (P4) é o modelo mais avançado e potente (e caro). Custando US$ 289, o modelo promete potência sonora para animar qualquer festa e pode ser utilizado em um suporte.
Vale ressaltar que todos os modelos poderão ser adquiridos com detalhes em diferentes opções de cores, como vermelho, amarelo e azul.
Polaroid Music
Junto do anúncio de seus speakers, a Polaroid anunciou também o lançamento de seu próprio app musical: o Polaroid Music.
Seu principal diferencial é o Polaroid Radio, recurso que mistura conceitos de streaming de música com as boas e velhas rádios FM de antigamente.
Na prática, o serviço vai oferecer cinco estações diferentes, que vão tocar músicas variadas, continuamente, e sem anúncios. Porém, o usuário não pode avançar a música, nem customizar a ordem das faixas.
Cada estação de rádio terá a curadoria de um DJ especialista, para garantir a qualidade do serviço. O presidente da companhia, Oskar Smolokowski, está empolgado com a novidade:
“Criamos algo que está entre uma estação de rádio real e uma playlist. Estamos transmitindo ao vivo para quem quiser sintonizar. Há um trabalho de curadoria com incríveis DJs e foco total na qualidade”.
O app Polaroid Music já está disponível para download tanto no Android quanto no iOS. Porém, o serviço Polaroid Radio só opera em alguns países, e o Brasil (ainda) não é um deles. Também não há previsão de lançamento das caixas de som da marca por aqui.
Com informações: Bloomberg, Polaroid
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui