Teremos mais “postos” de carros elétricos nas ruas! Marcas conhecidas entram no jogo
Os carros elétricos representam um mercado em ascensão. Um exemplo pode ser visto no investimento da LG Electronics em empresa especializada.
A LG Electronics anunciou a aquisição da AppleMango, empresa sul-coreana especializada no desenvolvimento de carregadores para carros elétricos. A investida empresarial visa disputar no mesmo patamar que as demais empresas já consolidadas na área.
A aquisição se tornou possível com o apoio da GS Energy, uma operadora de estações de carregamento de carros elétricos. A GS Neotek, fornecedora de TI também tem participação nesta transação, possibilitando que a LG desfrute das futuras oportunidades de negócio.
Segundo o TechCrunch, um comunicado do vice-presidente sênior da LG Electronics, Paik Ki-mum, declarou a expectativa em torno do crescimento ágil do mercado de carregamento de carros elétricos. O anseio está diretamente ligado à alta demanda de veículos ecológicos.
“Aproveitando nosso know-how e experiência no setor B2B, oferecemos soluções personalizadas e integradas de carregamento de veículos para diversos clientes, aumentando a competitividade dos nossos existentes e garantindo nossa prontidão para oportunidades futuras”, declarou.
A parceria entre as partes foi distribuída da seguinte forma:
- LG Eletronics com 60% da participação;
- GS Energy com 34% da participação;
- GS Neotek com 6% da participação.
Essa união tornará a AppleMango a nova subsidiária da LG Electronics assim que o acordo for firmado, tendo em vista que até o momento as empresas não divulgaram os termos financeiros deste novo negócio. Relatório obtido pela mídia local aponta que a aquisição recebeu um investimento aproximado de US$ 7,8 milhões.
Ascensão do mercado de carros elétricos no Brasil e no mundo
O setor de transportes desempenha papel crucial em qualquer economia, seja na movimentação de pessoas ou de cargas. Com o crescimento da frota brasileira, o setor passou a responder por uma parte ainda mais significativa das emissões totais de gases de efeito estufa.
Neste sentido, os carros elétricos e híbridos têm figurado como uma das fronteiras tecnológicas do setor automotivo também no Brasil. Como toda grande mudança, ela traz desafios e incertezas. As empresas envolvidas tendem a concentrar seus esforços para manter tudo como antes, apenas adaptando o veículo de combustão comum.
Entretanto, a adesão em massa aos veículos inteiramente elétricos precisa ser submetida a uma análise criteriosa, considerando que para atingir seu máximo benefício ambiental, é pressuposto que haja uma matriz de geração de eletricidade limpa.
Com a questão solucionada, precisaremos popularizar os “postos” de recarga para os veículos elétricos. A entrada de marcas conhecidas como a LG poderá ser útil nesse sentido. A mudança da matriz energética no Brasil e no mundo precisam:
- Ter carros elétricos (baratos e acessíveis);
- Ampla utilização de matrizes renováveis e não poluentes para geração de energia elétrica (além de barata);
- Postos para recarga dos veículos;
- Mudança cultural;
- Leis (benefícios e sanções).
Sem observar todos os pontos, haveria redução das emissões nos centros urbanos, mas um aumento no local da geração de energia elétrica, por exemplo. O processo de difusão do carro elétrico em todo mundo vem ocorrendo de forma gradativa, permitindo o planejamento e investimento.
Assim, à medida que a frota aumenta, faz-se necessário aumentar também a melhoria na distribuição e o custo de energia elétrica, para suportar a carga dos veículos. Porém, é crucial que o aumento da geração seja suprido por infraestrutura em métodos que privilegiem fontes renováveis e de baixas emissões.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.