A LG Electronics anunciou a aquisição da AppleMango, empresa sul-coreana especializada no desenvolvimento de carregadores para carros elétricos. A investida empresarial visa disputar no mesmo patamar que as demais empresas já consolidadas na área.
A aquisição se tornou possível com o apoio da GS Energy, uma operadora de estações de carregamento de carros elétricos. A GS Neotek, fornecedora de TI também tem participação nesta transação, possibilitando que a LG desfrute das futuras oportunidades de negócio.
Segundo o TechCrunch, um comunicado do vice-presidente sênior da LG Electronics, Paik Ki-mum, declarou a expectativa em torno do crescimento ágil do mercado de carregamento de carros elétricos. O anseio está diretamente ligado à alta demanda de veículos ecológicos.
“Aproveitando nosso know-how e experiência no setor B2B, oferecemos soluções personalizadas e integradas de carregamento de veículos para diversos clientes, aumentando a competitividade dos nossos existentes e garantindo nossa prontidão para oportunidades futuras”, declarou.
A parceria entre as partes foi distribuída da seguinte forma:
- LG Eletronics com 60% da participação;
- GS Energy com 34% da participação;
- GS Neotek com 6% da participação.
Essa união tornará a AppleMango a nova subsidiária da LG Electronics assim que o acordo for firmado, tendo em vista que até o momento as empresas não divulgaram os termos financeiros deste novo negócio. Relatório obtido pela mídia local aponta que a aquisição recebeu um investimento aproximado de US$ 7,8 milhões.
Ascensão do mercado de carros elétricos no Brasil e no mundo
O setor de transportes desempenha papel crucial em qualquer economia, seja na movimentação de pessoas ou de cargas. Com o crescimento da frota brasileira, o setor passou a responder por uma parte ainda mais significativa das emissões totais de gases de efeito estufa.
Neste sentido, os carros elétricos e híbridos têm figurado como uma das fronteiras tecnológicas do setor automotivo também no Brasil. Como toda grande mudança, ela traz desafios e incertezas. As empresas envolvidas tendem a concentrar seus esforços para manter tudo como antes, apenas adaptando o veículo de combustão comum.
Entretanto, a adesão em massa aos veículos inteiramente elétricos precisa ser submetida a uma análise criteriosa, considerando que para atingir seu máximo benefício ambiental, é pressuposto que haja uma matriz de geração de eletricidade limpa.
Com a questão solucionada, precisaremos popularizar os “postos” de recarga para os veículos elétricos. A entrada de marcas conhecidas como a LG poderá ser útil nesse sentido. A mudança da matriz energética no Brasil e no mundo precisam:
- Ter carros elétricos (baratos e acessíveis);
- Ampla utilização de matrizes renováveis e não poluentes para geração de energia elétrica (além de barata);
- Postos para recarga dos veículos;
- Mudança cultural;
- Leis (benefícios e sanções).
Sem observar todos os pontos, haveria redução das emissões nos centros urbanos, mas um aumento no local da geração de energia elétrica, por exemplo. O processo de difusão do carro elétrico em todo mundo vem ocorrendo de forma gradativa, permitindo o planejamento e investimento.
Assim, à medida que a frota aumenta, faz-se necessário aumentar também a melhoria na distribuição e o custo de energia elétrica, para suportar a carga dos veículos. Porém, é crucial que o aumento da geração seja suprido por infraestrutura em métodos que privilegiem fontes renováveis e de baixas emissões.
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