É isso mesmo que você leu, a novidade foi divulgada hoje (14) através do WABetainfo, site onde são adiantadas todas as futuras funções que ficarão disponíveis no WhatsApp. Ao que tudo indica, será uma oportunidade de aproximação e jeito criativo para responder utilizando suas expressões.
Vídeos de até 60 segundos
O destaque da informação dada pelo site americano está no formato dos vídeos que poderão ser enviados. Os famosos vídeos curtos de até 60 segundos que estão por toda a parte na internet.
A ideia não é mandar vídeos que possam atrapalhar o dia a dia, mas sim formas de se expressar de forma rápida, onde palavras nunca poderiam substituir uma boa “cara” ou situação inusitada.
Será fácil usar as mensagens por vídeo
Isso porque o movimento usado para enviar essas mensagens será bem próximo com as mensagens de áudio do aplicativo. Tudo será enviado rapidamente e consumido na mesma velocidade por quem recebe.
Ao tocar no botão de microfone, que funciona para mandar os áudios, o ícone vai mudar para uma câmera, caso já esteja disponível para você. Simples assim, basta tocar e segurar para gravar o que quiser.
A reprodução acontece automaticamente, em modo silencioso, pois as mensagens enviadas ou recebidas aparecerão em um círculo pequeno. Ao tocar no vídeo sobre o chat, o usuário poderá ampliar o conteúdo cheio com o áudio da gravação para escutar.
Uma preocupação com a segurança do WhatsApp
Ao que tudo indica e segundo o WABetainfo, ainda existem preocupações em relação à segurança dessa nova função. Por exemplo, afirma-se ser impossível encaminhar vídeos curtos de um chat para outro nesse primeiro momento, mais isso pode mudar?
Outro grande problema está na liberdade para tirar prints. Aparentemente as mensagens de vídeos curtos não tem a proteção encontrada nas fotos de abertura única. Desse modo, seria possível gravar o conteúdo usando um app de captura de tela.
Contudo, o WhatsApp garante que os envios são protegidos com criptografia de ponta a ponta, assim como as mensagens comuns. O que sobram são esses detalhes de segurança.
Algumas coisas ainda precisam ser respondidas pelo mensageiro quanto a proteção dos usuários. Por exemplo, se será possível restringir o envio de vídeos curtos ou desativar o download automático deste novo formato.
Acreditamos que em poucas semanas algumas informações mais precisas sobre essas dúvidas serão publicadas. Não é comum o WhatsApp liberar do modo Beta ferramentas que estão com a qualidade em questionamento para o público.
Com informação: WABetainfo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui