Ligações de telemarketing terão prefixo para identificar chamadas
Ligações de telemarketing terão que obrigatoriamente ter o número iniciado por 0303. Saiba mais detalhes e como bloquear essas ligações.
A partir desta quinta-feira (10), está mais fácil para o consumidor identificar (e normalmente não atender) as ligações de telemarketing intermináveis. Um único número poderá fazer com que você tome ou não a decisão de atender determinadas chamadas indesejadas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a obrigar as operadoras de telefonia a disponibilizar o prefixo 0303 para empresas de telemarketing. Isso mostrará no visor do aparelho do consumidor que aquele número tem o objetivo de propaganda.
As empresas de telefonia já estão preparadas para oferecer o código a todas empresas que o requisitarem a partir do dia 10 de março à Conexis, entidade que reúne as operadoras.
A regra por enquanto só está valendo para chamadas feitas por telefone celular, mas a partir de junho passará a valer para números fixos.
Ligações de telemarketing: identificação facilitada
Por meio do Ato nº 10.413, a Anatel aprovou no final de 2021 o número identificador visando a padronização e facilitar ao consumidor a identificação fácil das chamadas indesejadas do telemarketing ativo.
A prática de ofertas de produtos ou serviços feito por ligações ou SMS é chamada de telemarketing ativo, mesmo que seja uma propaganda gravada.
Já para as empresas de cobranças e que ligam pedindo doações, todo cuidado: elas estão isentas de utilizar o código e são consideradas exceções.
Qualquer atividade de telemarketing ativo precisará utilizar o código 0303 obrigatoriamente e as operadores de telefonia têm que permitir a identificação do número, sem deixar a opção de deixar o número como privado no visor do dispositivo do usuário.
Além do mais, fica sob responsabilidade das operadoras a fiscalização do uso do código fora das regras impostas pela Anatel e suas devidas consequências.
Como bloquear ligações de telemarketing: conheça dois modos de evitar o incomodo
Uma das formas é solicitar o bloqueio de chamadas do telemarketing por meio do site naomeperturbe.com.br. Caso as empresas insistam, a reclamação pode ser feita diretamente no site indicando a empresa que não respeitou o cadastro.
Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar, Sky e Sercomtel respeitam o site e quase sempre não utilizam o sistema de telemarketing.
A outra opção é utilizar um bloqueador de chamadas como o Whoscall, disponível para Android e iOS. Bastando instalar o aplicativo, selecionar as empresas que deseja não receber telemarketing (telefonia e bancos) e pronto.
Uma vez por seman, é recomendável clicar em “atualizar banco de dados”, pois ele atualizará com os números de empresas que foram denunciadas por spam e bloqueará suas ligações a partir de então.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.