Ícone do site BIT magazine

Qual a forma correta de limpar os aparelhos eletrônicos?

Você já pensou em limpar os aparelhos eletrônicos de sua casa, mas ficou com medo de estragar pela incerteza de como fazer isso? Se a resposta é sim, veja aqui a forma correta de higienizar celular, tablet, notebook e aparelhos do tipo, sem perigo de danificá-los.

Imagem: Freepik

Porque limpar os aparelhos eletrônicos?

Aparelhos de uso frequente como celulares, notebooks e tablets acabam acumulando bastante sujeira. Além da poeira todo mundo sabe que devido estarem sempre expostos, ficam “engordurados” com o manuseio das mãos, e com migalhas de alimentos.

O que algumas pessoas não têm ciência, é que esse tipo de aparelho acumula muito mais sujeira do que aquela que conseguimos visualizar. Por isso, limpar os aparelhos eletrônicos deve ser algo feito com frequência e atenção.

Imagem: Freepik

Riscos de não limpar os aparelhos eletrônicos da forma correta

Ignorar o acúmulo de sujeira neste tipo de dispositivo pode ter consequências, que vão de prejudicar o bom funcionamento, a reduzir sua durabilidade. Veja alguns dos principais riscos de não limpar os aparelhos eletrônicos da forma correta:

Desempenho reduzido

Se seus aparelhos acumularem poeira nas aberturas de ventilação e portas de entrada, isso pode obstruir o fluxo de ar, e consequentemente superaquecer o dispositivo. Se isso acontecer seu eletrônico terá desempenho reduzido, ficando mais lento, e seu hardware pode ter a vida útil reduzida.

Imagem: Freepik

Falhas no funcionamento

Outro problema é a entrada de resíduos, como partículas de alimentos, em portas USB, ou entradas para fones de ouvido. Isso porque a sujeira pode impedir que acessórios ou carregadores se conectem adequadamente, resultando em  mau contato ou falhas na transmissão de dados.

Infecções e doenças

Aquelas sujeiras que não conseguimos ver nos aparelhos eletrônicos, as bactérias e os germes, podem se tornar um risco à sua saúde. Caso esses dispositivos não sejam higienizados, o contato direto com mãos e o rosto, no caso do celular, podem causar infecções e doenças.

Imagem: Freepik

Qual a forma correta de limpar os aparelhos eletrônicos?

Agora que você sabe porque deve higienizar seus dispositivos com frequência (uma vez por semana) e os riscos de não fazer isso, precisa saber como fazer isso sem danificá-los. Então, veja abaixo qual a forma correta de limpar os aparelhos eletrônicos:

  1. Primeiramente desligue o aparelho para limpá-lo, incluindo desconectá-lo da tomada, se for o caso;
  2. Use panos macios, como os de microfibra específicos para limpeza de telas, para realizar a limpeza, para remover a sujeira totalmente de forma fácil, sem correr riscos de arranhar seu dispositivo;
  3. Em hipótese nenhuma borrife líquidos diretamente nos eletrônicos, se necessário umedeça levemente o pano de microfibra com água, ou uma solução específica para eletrônicos;
  4. Utiliza uma escova de cerdas macias ou um palito de madeira, com cuidado, para limpar a sujeira acumulada em entradas USB, fones de ouvido ou outras portas;
  5. Para limpar teclados físicos, como de notebooks, use ar comprimido para remover partículas de poeira e migalhas que se alojam entre as teclas;
  6. Nunca utilize produtos de limpeza, como desinfetante, ou álcool comum, para limpar seus aparelhos eletrônicos, opte por soluções de limpeza específicas para este fim, ou lenços desinfetantes próprios para eletrônicos, que você encontra facilmente à venda no mercado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile