Qualquer ativo digital existente hoje pode ser transformado em uma NFT, exemplos disso são as reproduções 3D de vários objetos que foram transformados em tokens não-fungíveis para serem usados no ambiente virtual – como, por exemplo, aviões e até sapatos. Mas é claro que com essa facilidade toda, algumas coisas estranhas surgiram até já tem alguém criando um NFT da própria vagina.
Esse não é o primeiro caso de uma NFT sendo feita a partir de algo retirado do corpo humano, como foi o caso das famosas pedras no de rins que estavam em um marketplace de NFTs custando mais de R$130 mil.
O diferencial desse caso, entretanto, não se resume apenas à parte do corpo recriada como um token não-fungível, e sim a quem essa parte do corpo pertence e quem criou a NFT.
Madonna cria NFT da própria vagina em colaboração histórica
Madonna, a estrela do pop, fez uma parceria fantástica com Beepl, o artista digital e criador de uma das NFTs mais caras já registradas (no ano passado ele vendeu uma NFT da sua coleção pelo valor de US$ 69 milhões).
“Quando Mike e eu decidimos colaborar neste projeto há um ano, fiquei empolgada por ter a oportunidade de compartilhar minha visão do mundo como mãe e artista com o ponto de vista único de Mike. Tem sido uma jornada incrível construir isso juntos, de uma ideia intelectual a uma história emocional, dando origem à arte. Quis investigar o conceito de criação, não só a forma como uma criança entra no mundo através da vagina de uma mulher, mas também a forma como um artista dá à luz a criatividade. Mais importante ainda, queríamos aproveitar esta oportunidade para beneficiar mães e crianças que mais precisam neste momento”, disse a artista no site.
A coleção foi intitulada de “Mother of Creation” (Mãe da Criação, traduzindo para o português). O site oficial mostra uma série de três vídeos onde um avatar representando Madonna, dando à luz a diversas criaturas. A dupla de artistas afirma que as obras “representam diferentes formas de parto no mundo contemporâneo“.
Peças da coleção
“Mother of Nature”
A primeira peça da coleção é a Mãe da Natureza, uma peça onde a artista dá à luz a uma árvore enquanto deitada em uma cama fria de um laboratório onde não existia vida, a não ser a sua própria.
“Mother of Evolution”
Já a segunda, chamada Mão da Eolução, traz a artista no que parece ser um mundo pós apocalíptico, onde dá à luz a várias borboletas, representando a evolução, enquanto sentada em escombros no meio de uma cidade devastada.
Essa peça traz a ideia de criação de vida em condições quase impossíveis, segundo o texto o ser humano não pode esperar pelas condições perfeitas para criar algo, seja arte ou uma vida.
“Mother of Technology”
E por fim temos a Mãe da Tecnologia, uma peça que se passa em meio a uma linda floresta onde o avatar dá à luz inúmeras centopeias mecânicas, mostrando o milagre que é a tecnologia, enquanto ressalta os perigos que a mesma representa.
Preço e disponibilidade
Ainda não se sabe se a intenção dos artistas é arrecadar fundos ou só expressão artística, mas você pode acompanhar o leilão através do SuperRare, uma plataforma que funciona como um marketplace para NFTs.
O leilão já começou e deve ter seu fim amanhã, no dia 13 de maio.
Já deu seu lance?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui