O LinkedIn reúne inúmeros profissionais, entre empresas e pessoas muito importantes. Além disso, existem os interessados em novas oportunidades, e infelizmente há quem só quer se aproveitar dos desavisados. Mas a rede social tem uma boa notícia, e ao que tudo indica, ela deve ficar mais segura!
O que muda agora no LinkedIn?
A empresa anunciou a introdução de três novos recursos que terão basicamente o objetivo de combater perfis falsos e suas ações na rede. Assim, um dos primeiros pontos será a inserção de um novo método para confirmar a autenticidade de um perfil.
Agora exibirá se o usuário, seja colaborador ou empresa, tem o telefone e e-mail confirmado. Esta ferramenta, que é inclusive comum em muitas plataformas, sem dúvidas, contribui de certa forma com a proteção.
Afinal, nos últimos dois anos, vemos o LinkedIn sendo um verdadeiro parque de diversão para hackers e agentes de ameaças. A rede é principalmente o ponto de partida para um golpe, fraude, ou ataques de ransomware e phishing. O grupo de hackers norte-coreano, Lazaruz, por exemplo, é praticamente especialista em atuar na plataforma.
Na maioria das vezes, os hackers aparecem oferecendo uma proposta de emprego ótima. E a cada dia que passa, eles têm se especializado em fazer abordagens mais humanizadas, com o fim de dificultar a identificação do possível golpe. Na maioria das vezes, o criminoso faz a vítima baixar um documento e aí o caos está instaurado.
Rede irá garantir mais segurança aos seus usuários
Nesta quarta-feira (26), o LinkedIn anunciou que começou a exibir mais informações sobre as contas. Com esta mudança, eles conseguem encontrar contas falsas, ou possíveis bots de forma mais fácil. Este é o primeiro passo para aumentar a segurança, então, é bom você atualizar o seu perfil também.
O fato de exigir a confirmação e telefone, faz com que o criminoso precise investir um tempo maior para executar um golpe. Na prática, nenhum desses agentes criminosos gosta de investir tanto tempo assim.
Já o segundo passo é usar a IA para capturar contas usando imagens geradas por IA, legal isso, não é? (robô contra robô). Os alvos serão fotos de perfil que tentam dar aquela falsa sensação de autenticidade, que de um jeito ou outro, ainda conseguem enganar algumas pessoas.
Tem outro ponto interessante que o LinkedIn introduziu também, conforme o Bleeping Computer comentou, trata-se da exibição de um aviso quando um dos participantes deseja levar a conversa para fora da plataforma. Agora, aparecem alertas quando um participante do bate-papo tem a intenção de levar a conversa para fora da rede.
Com informações: Bleeping Computador
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui