Mark Zuckerberg está cercado e Meta é multada em mais 200 milhões de euros por problemas com dados
Em nova decisão judicial da Irlanda, Meta terá que desembolsar mais de 200 milhões de multa para entrar na linha.
Mais um país entrou na justiça para tomar medidas contra a Meta por conta da proteção de dados. A multa foi de mais de 200 milhões de euros para a empresa de tecnologia.
Meta vai ter que pagar multa milionária
A proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta, foi multada em 265 milhões de euros pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC, sigla em inglês).
A condenação feita pela DPC contra a empresa de Mark Zuckerberg, obrigou ao pagamento de multa por conta de uma violação de dados que viu detalhes pessoais de centenas de usuários do Facebook.
Um fórum de hackers divulgou mais de 533 milhões de e-mails e número de telefones de usuários com conta nas redes sociais comandadas pela Meta. Em abril de 2021, a DPC instaurou uma investigação.
Na época, o Facebook tentou se defender dizendo que os dados foram “raspados” e não hackeados. A “raspagem” é o uso de um software que levanta dados já públicos na internet e podem ser distribuídos nestes sites.
Entretanto, a DPC afirma que a Meta violou o artigo 25 do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) que rege a Irlanda. Helen Dixon, comissária da comissão, afirma:
“Como esse conjunto de dados era tão grande, porque havia instâncias anteriores de raspagem na plataforma, onde os problemas poderiam ter sido identificados de maneira mais oportuna, acabamos por impor uma sanção significativa.”
Zuckerberg vai ter que rebolar para conseguir reverter situação
Fora a multa, a empresa também recebeu uma repreensão e uma ordem para que o processo seja feito conforme a Lei e tomou também uma série de ações corretivas que devem ser seguidas em um prazo determinado. Um porta-voz da Meta colocou:
“Proteger a privacidade e a segurança dos dados das pessoas é fundamental para o funcionamento de nossos negócios. É por isso que cooperamos totalmente com a Comissão Irlandesa de Proteção de Dados nesta importante questão.”
Em setembro deste ano a empresa havia apresentado um recurso ao Tribunal Superior da Irlanda contra outra multa de 405 milhões de euros. Entretanto, o tribunal não aceitou e a Meta teve que pagar o valor.
No comunicado, a empresa de Zuckerberg ainda colocou:
“A coleta não autorizada de dados é inaceitável e contra nossas regras e continuaremos trabalhando com nossos colegas nesse desafio do setor. Estamos revisando essa decisão com cuidado.”
A Meta vai ter que se cuidar melhor a partir de agora.
Com informação: BBC.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui