O YouTube Music é um ótimo aplicativo de streaming de música e faz concorrência direta com o Spotify. Dos serviços do Google, ele é o que mais sofreu mudanças ao longo do tempo, com uma série de recursos sendo implementados e várias mudanças de design. Agora, o YouTube Music está recebendo mais uma alteração visual, botões com Material You, para se adequar mais ao ecossistema da empresa.
Material You chega no YouTube Music
Quando rodamos vários aplicativos de uma mesma marca, é muito importante que eles pareçam consistentes, ou pelo menos é assim que o Google pensa. A gigante dos anúncios vem trabalhando numa reestruturação de todos os seus produtos.
No último ano, além da aparência, diversos recursos sofreram alterações e até fusão de alguns aplicativos, como no caso do Duo e do Meet.
Mas a maioria deles recebeu elementos baseados no Material You, a linguagem visual do ecossistema, criada para dar consistência nas aplicações em diversos dispositivos. E agora é a vez do YouTube Music fazer parte da festa.
O que muda?
A informação foi primeiro reportada pelo 9to5Google, um site especializado em notícias sobre o Google e seus produtos. Na última sexta-feira, dia 23 de setembro, a plataforma compartilhou uma postagem onde mostrava as alterações visuais que o aplicativo de músicas estava recebendo.
Segundo o que foi mostrado, o novo visual parece bastante com o da versão do aplicativo para tablets. Por exemplo, os botões responsáveis pela reprodução do conteúdo (“Reproduzir”) e por colocar a playlist no modo de reprodução aleatório (“Aleatório”) agora vem com cantos arredondados no lugar do design quadrado clássico.
Mas não para por aí. A página inicial também recebeu alterações básicas na aparência e agora mostra os diferentes filtros em botões transparentes. Esse novo formato substitui os botões em “pílulas” das versões anteriores.
Atrás desses botões é possível ver imagens de artistas recomendados. Vale lembrar que essa seção é onde o usuário recebe recomendações de artistas e músicas com base nas suas atividades. Confira abaixo a diferença entre o anterior e o atual:
Mudanças recentes no aplicativo
Essa atualização na interface já vinha sendo testada há bastante tempo, mas apenas por um número pequeno de usuários. Agora, ela deve chegar para todos em breve, embora a empresa não tenha especificado quando.
O Google tem feito diversas mudanças em seu aplicativo de streaming de música nos últimos meses, tendo o colocado cada vez mais próximo da concorrência — aplicativos como o já mencionado Spotify e Deezer.
Embora possa não parecer muita coisa, essas alterações visuais podem acabar sendo um fator de escolha para os usuários, mas com certeza ter um dos menores preços de assinatura no segmento ajuda.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui