Messenger agora terá criptografia de ponta a ponta: A gente explica
O Facebook finalmente reforçou a segurança do seu Messenger com criptografia de ponta a ponta para todos os usuários.
O Facebook finalmente reforçou a segurança do seu Messenger com criptografia de ponta a ponta. O recurso que começou a ser testado no ano passado agora está disponível para todos os usuários, opcionalmente, para conversas em grupo e chamadas de voz.
A novidade traz um aumento na segurança para as conversas que visa impedir que criminosos, e até mesmo as autoridades, tenham acesso às mensagens dos usuários, já que as mensagens são cifradas automaticamente e só poderá ser decifrada com chaves associadas às contas participantes da conversa.
A criptografia de ponta a ponta era um recurso que estava disponível apenas em chats em grupo, mas com a novidade o recurso será estendido para todos os usuários da plataforma, e juntamente com ele vem a opção de adicionar GIFs, adesivos e a “bandeja” de reações.
Como utilizar a criptografia de ponta a ponta
Para utilizar o recurso você pode fazer uma dessas duas coisas:
- Ativar o modo de mensagens autodestrutivas, que somem após um determinado período, ao ir na extremidade inferior da janela, onde estão as mensagens mais recentes, arrastar para cima até o modo de autodestruição aparecer;
- Iniciar uma “Sala secreta”, em que o papo também se destrói automaticamente, tocando no ícone de cadeado ao abrir uma nova conversa.
Com a nova criptografia de ponta a ponta ativada o app também avisa quando alguém tirar um print da conversa.
Diferentemente do que acontece com a criptografia do famoso WhatsApp, no Messenger, o recurso não fica ativo por padrão e conversas comuns continuam “desprotegidas”, o que será resolvido, em tese, pela nova camada de segurança a ser implementada no app.
Infelizmente esse recurso parece estar sofrendo uma série de imprevistos e a previsão de lançamento ficou para o ano que vem (2023).
Leia mais: Meta (antigo Facebook) anuncia supercomputador mais rápido do mundo
A atualização para o Messenger será implementada de forma gradual e por isso, é sempre bom manter seu app atualizado, no caso das versões mobile, já que na versão web não é necessário fazer nada.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.