Quem está protegido com o Messenger Criptografado? Governos chamam de “Traição Grotesca”
O Messenger e sua futura criptografia estão dando o que falar ao redor do mundo. Agora, quem se pronunciou o sobre o caso foi o Reino Unido.
A criptografia é o futuro? Então, fale isso para o lugar que ainda tem rei e rainha, pois o Reino Unido não gostou muito do último pronunciamento da Meta. A empresa recentemente divulgou as suas novas metas e entre elas está criptografar com tecnologia E2EE todos os seus produtos. Isso inclui o Messenger e o chat do Instagram, que após a atualização farão companhia ao WhatsApp.
Messenger criptografado? Aqui não
Embora a ambição de Mark Zuckerberg seja deixar todos os seus produtos mais seguros, não é o mundo todo que concorda com seus planos futurísticos. Afinal, a criptografia pode ser um mistério ainda para bilhões de pessoas ao redor do mundo.
E enquanto a Meta visa alcançar o seu universo criptografado, o Reino Unido acredita que esta não é uma ideia muito legal.
Além disso, eles chegaram a declarar que seria uma “traição grotesca” por parte da empresa. Pois, a escolha de aplicar a tecnologia de ponta-a-ponta (E2EE) em seus outros produtos são uma faca de dois gumes.
Mesmo que seja uma ótima questão para a privacidade dos usuários, na era da comercialização dos seus dados, não é possível filtrar.
De modo que, do mesmo jeito que é quase impossível interceptar suas mensagens, os terroristas, pedófilos, criminosos em geral têm acesso à mesma tecnologia de camuflagem.
A briga da Meta contra os governos
O Reino Unido não é o único que se põe contra o uso de criptografia nas mensagens, aliás, o seu motivo é um tanto óbvio (para ele).
Afinal, alega que o motivo é a preocupação com as crianças, considerando que inúmeros abusadores utilizam o Messenger para aliciar suas vítimas.
Os EUA também fez a sua parte na luta contra a criptografia, embora fosse mais um interesse pelo acesso à informação da parte da polícia.
Além disso, segundo o The Verge, é possível que o país se manifeste novamente aproveitando a peitada do Reino Unido.
No ano passado, foi a Índia que se opôs, contudo, à criptografia do WhatsApp. O movimento com o Messenger deve ser o mesmo em outros lugares do mundo.
Atualmente, o Brasil não expressa nenhum tipo de oposição frente à decisão da Meta. Por outro lado, é bom ficar alerta, já que em um passado recente, o WhatsApp chegou a ser bloqueado no país por decisão judicial relacionada à criptografia do app.
Fonte: The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui