Meta e Microsoft se unem ao lançar inteligência artificial para enfrentar OpenAI
Colaborar para desenvolver de tecnologias não é o forte das empresas competitivas, mas a Meta se uniu a Microsoft para acabar com o estigma.
Sua ideia por trás da parceria é trocar o viés fechado de lançamento de produtos. A Meta está apostando no software de código aberto para minimizar e resolver possíveis problemas que a IA possa ter. A gigante Microsoft, que também tem o seu sistema próprio, foi a escolhida para ser parceira nesse próximo passo da empresa de Mark Zuckerberg.
Meta opta por abordagem diferente para contornar problemas
A Meta lançou seu próprio chatbot de IA para competir com o ChatGPT. Diferentemente de seus concorrentes, a empresa adotou uma abordagem mais aberta, tornando o código da plataforma gratuito na internet.
Em parceria com a Microsoft, eles estão apresentando o Llama 2, a próxima geração de seu modelo amplo de linguagem. Essa abertura permite aos pesquisadores externos ajudarem a identificar e reduzir os problemas normalmente encontrados nos sistemas de IA.
Ao oferecer uma visão geral dos dados e do código utilizado para criar seus sistemas de IA, a Meta reforça a ideia e seu compromisso em promover a transparência e a colaboração. Essa iniciativa inovadora posiciona a empresa como uma referência no desenvolvimento de tecnologias mais acessíveis e confiáveis.
A Meta, assim como o Google e a Microsoft, possui uma equipe de pesquisa com cientistas da computação focados em produzir e melhorar a tecnologia de IA.
No entanto, o lançamento do ChatGPT gerou uma corrida para aproveitar as ferramentas de “IA generativa”, capazes de produzir textos, imagens e outras mídias.
A competição ofuscou um pouco os esforços da empresa de Mark Zuckerberg no campo da IA. Ainda assim, a Meta está determinada a continuar buscando inovações nesse setor e desenvolver soluções únicas que beneficiem os usuários e aprimorem suas experiências.
Do que se trata a parceria entre Meta e Microsoft com o Llama 2
Um dos pilares principais dessa parceria é ofertar o modelo do Llama 2 através da plataforma em nuvem da Microsoft, o Azure. Essa simples ação traz mais segurança devido aos protocolos utilizados pela Microsoft em seu produto.
Parceria importante, mas não exclusiva
A Meta considera a Microsoft como um parceiro “primário”, mas afirmou que seus modelos também estarão disponíveis na Amazon Web Services, que é a principal rival da Microsoft na tecnologia de nuvem, além da startup de IA Hugging Face, entre outras.
A Microsoft é uma importante financiadora e parceira da OpenAI, responsável pelo ChatGPT (o adversário do Llama 2). Contudo, tanto o ChatGPT quanto as soluções similares da Microsoft e Google não são de código aberto.
A Meta busca estabelecer colaborações estratégicas para disponibilizar suas inovações de IA em várias plataformas, reforçando seu compromisso com a acessibilidade e a ampla disponibilidade de tecnologias avançadas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui