A Meta – dona do Facebook, WhatsApp e Instagram – anunciou o lançamento de avatares 3D para as suas redes sociais. Segundo Mark Zuckerberg, a ideia é deixa a experiência cada vez mais realista.
Quem já criou no modo normal já terá o modelo 3D automaticamente criado. Usuários dos Estados Unidos, Canadá e México já começaram a receber a novidade como figurinhas ou para exibir nas postagens do feed.
“Desde que revelamos nossa visão de longo prazo do metaverso no Connect 2021, continuamos construindo essa próxima evolução da tecnologia social, construindo um futuro em que você pode se sentar na mesma sala que seus entes queridos que estão a milhares de quilômetros de distância. ou trabalhar naturalmente com uma equipe talentosa que abrange todo o mundo”, escreveu Algerim Shorman, gerente geral de avatares da Meta.
Os avatares herdarão as formas faciais do seu proprietário a partir da coleta com a câmera ou pela plataforma Quest VR. Entre as novidades, estão funções de acessibilidade, como auxílios auditivos.
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Também é possível criar avatares que utilizem cadeiras de rodas, implantes cocleares e aparelhos auditivos – além de camisetas oficiais da NFL aproveitando o clima da Super Bowl que acontecerá agora em fevereiro.
A Meta também está melhorando a aparência dos avatares, ajustando certas formas faciais para torná-las mais autênticas. A empresa diz que planeja continuar adicionando mais itens ao sistema de criação.
“Estamos atualizando os avatares do Meta com muito mais expressões, rostos e tons de pele, bem como cadeiras de rodas e aparelhos auditivos”, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em comunicado. “Estamos começando a experimentar roupas digitais também. Você pode usar seu avatar na Quest, Facebook, Instagram e Messenger. Um dia você terá vários avatares que variam de expressivos a fotorrealistas. Ansioso para compartilhar mais em breve.”
Mundo digital interconectado
Aigerim Shorman, gerente geral da Meta, também declarou que VR e Quest são partes fundamentais da visão de metaverso por parte da empresa: “Vemos o metaverso como um mundo digital interconectado, que conecta VR e AR, além de plataformas mais familiares, como seu telefone e computador. […] Lançar avatares em nossas plataformas é um passo inicial para tornar isso realidade. Esperamos que seu novo eu virtual permita que você seja representado online da maneira que quiser.”
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A proposta do metaverso de Zuckerberg é integrar as redes sociais da companhia, que passariam a ficar alocadas dentro desse ambiente digital. Neste começo, a proposta é apenas criar avatares animados, sem preocupação com realismo nem nada disso. Mas ele deseja evoluir a tecnologia a ponto de retratar expressões faciais e até reproduzir sensações reais no ambiente digital.
Ainda não há previsão de quando os avatares em 3D chegarão em outros países, já que isso depende de como o mercado norte-americano reagirá à novidade.
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