Entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2021 a Meta, empresa dona do Facebook, iniciou a apresentação de shows musicais ao vivo dentro do Horizon Venues, a plataforma de Metaverso da companhia.
Foram três apresentações de grandes nomes que tinha tudo para ser um sucesso, mas acabou sendo um fiasco. O rapper Young Thug, o DJ David Guetta e o duo The Chainsmokers realizaram transmissões de apresentações em formatos diferentes com uma experiência mais imersiva se um óculos de realidade virtual fosse utilizado.
Segundo o site Futurism as apresentações geraram pouca divulgação, inclusive entre a imprensa especializada em música ou tecnologia e não conseguiram atrair a atenção necessária também do público.
Young Thug gerou 125 mil visualizações no perfil oficial do Oculus no Facebook, enquanto David Guetta também postou em sua página oficial e teve cerca de 1 milhão de visualizações. Muito longe de apresentações como a do DJ Marshmello no Fortnite em 2019 que foi assistida por mais de 10 milhões de usuários.
Leia mais: Google entra na briga pelo Metaverso e enfrenta Meta e Neuralink; entenda como
O que é um Metaverso?
Trata-se basicamente de um universo virtual 3D onde as pessoas podem interagir umas com as outras a partir de avatares digitais.
Um exemplo é o episódio “15 Million Merits” da primeira temporada de Black Mirror da Netflix, onde em futuro distante todos convivem, fazem compras, assistem shows e envia presentes através de seus avatares.
Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA), redes sociais e até mesmo criptomoedas. Para Mark Zuckerberg, CEO da Meta, a tecnologia significará a maior revolução na maneira como interagimos online desde a invenção do smartphone.
Shows em outros Metaversos
Epic Games – A produtora de games aposta alto e já promoveu no Fortnite shows e eventos de marcas dentro de seu mundo digital como o da cantora americana Ariana Grande.
Roblox – Em outubro, a plataforma também realizou o seu 1º festival de música eletrônica no Metaverso, com o “Virtual Electric Daisy Carnival”. Realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, o evento contou com apresentações ao vivo de mais de 50 artistas – incluindo Zedd, Alison Wonderland, DJ Snake, Alan Walker, Gryffin, Loud Luxury, Wax Motif, Oliver Heldens, Benny Benassi e Rezz.
Continue acompanhando as últimas notícias de tecnologia AQUI! 💡
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui