Por volta de meia tonelada era o peso do artefato espacial (meteorito), segundo a NASA. O choque ocorreu no Texas, estado dos EUA e o barulho provocado pelo impacto chamou a atenção de diversos moradores da região. Uma câmera de segurança da vizinhança captou o momento exato do estrondo e o breve tremor no momento da batida.
O evento aconteceu por volta do dia 15 de fevereiro, mas estava ainda sem identificação clara sobre o que era. A região onde caiu o meteorito chama-se McAllen, localizada na parte sul do estado, próximo à fronteira com o país vizinho, México.
Diminuiu de tamanho, mas continuou potente
Como é comum acontecer, todos os meteoritos acabam reduzindo seu tamanho ao entrar na atmosfera terrestre. Tudo isso devido ao atrito com o ar, feito pela velocidade de entrada do “projétil” em nosso escudo natural.
Porém, dessa vez, não foi o suficiente para fragmentar o meteorito até tamanhos considerados insignificantes. As informações passadas pela NASA foram de que o meteorito estava a uma velocidade de 27 mil milhas/hora, algo em torno de 43 mil km/h.
A energia contida no meteorito foi estimada pelo Centro Espacial Johnson em oito toneladas de TNT (uma verdadeira bomba), mas se despedaçou com alguns quilômetros de altura antes de atingir ao solo.
O vídeo do impacto do meteorito
Após o ocorrido, começaram a aparecer vídeos no Twitter sobre o impacto registrado por câmeras de segurança de moradores da região. Nesta versão, a qual foi a mais difundida, é possível escutar o estrondo no momento do impacto, além de um leve tremor na imagem.
Aconselhamos que aumente o seu volume e coloque um fone de ouvido para perceber melhor e ter sua experiência mais fiel possível ao que aconteceu com os moradores.
You can hear the meteorite explosion #Mcallen #Mission pic.twitter.com/W2Eb1Yci5o
— audeez (@disdikmark) February 16, 2023
Não é nada incomum
Eventos como esse acontecem aos montes em vários locais do planeta Terra. Porém, como já dissemos, com uma relevância menor devido à própria proteção natural da nossa atmosfera.
Quando acontecem distúrbios como os desse meteorito, gerando um impacto considerável, pensamos em como estamos nos preparando para a defesa planetária. Ainda bem que esse processo já vem sendo realizado, inclusive com sucesso pela NASA em conjunto com outras agências espaciais.
Estudar cientificamente os meteoritos ou o processo de chegada é o caminho ideal para a humanidade evoluir na exploração espacial ou, pelo menos, reduzir riscos de grandes catástrofes vindas do espaço. É muito além de país A ou país B, é uma questão de sobrevivência da espécie, não podemos ficar a mercê da sorte em um ambiente tão hostil quanto a imensidão do espaço.
Com informação: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui