O Canva é uma ótima ferramenta para pessoas e empresas que precisam criar artes para seus projetos e não é exagero dizer que nesse segmento ele é o líder. Mas a Microsoft decidiu entrar nesse mercado com uma ferramenta que pode desbancar a competição, o Microsoft Designer, um aplicativo que pode criar imagens e gráficos com o auxílio do famoso DALL-E 2, a inteligência artificial (IA) da OpenAI.
Microsoft anuncia o novo concorrente do Canva
A novidade foi anunciada durante o evento Ignite, da empresa, que teve a propósito sua primeira edição presencial desde o início da pandemia, após acontecer de forma online por dois anos seguidos.
Pelo que a empresa explicou, o Designer funciona de forma similar com as IA mais recentes que geram imagens, permitindo que os usuários insiram comandos usados para gerar as artes.
Se a Microsoft não estiver exagerando demais, o aplicativo deve conseguir produzir uma variedade de peças — posts para redes sociais, cartões de visita e até imagens para usar em apresentações de PowerPoint — praticamente sem esforço algum.
O aplicativo ainda auxilia o designer, que pode ser profissional ou amador, a manter os elementos de suas peças nas proporções corretas.
Além do Designer, a tecnologia de gerar imagens a partir de texto utilizando IA também deve ser integrada no buscador do Bing, embora ainda não tenhamos informações de como isso vai acontecer.
Canva vs Microsoft Designer
A maior diferença entre a solução da Microsoft e o Canva é que o último funciona com base numa biblioteca cheia de peças prontas e elementos que o usuário pode utilizar para montar suas composições, editando quando necessário.
No caso do Microsoft Designer, ele permite que você crie artes realmente únicas, tudo sem sair do aplicativo. Ao digitar as instruções, a IA oferece elementos completamente personalizados, considerando até o tamanho da sua arte.
O aplicativo, que ainda não está pronto para ser lançado — a empresa só está disponibilizando uma prévia na versão Web para pessoas que se inscreverem neste site —, ficará disponível tanto em uma versão gratuita quanto em uma versão paga, incluída na assinatura do Microsoft 365. Assim como no Canva, a versão paga vem com vários recursos adicionais não presentes na gratuita.
Várias dúvidas ainda cercam a ferramenta, sendo a maior delas em relação à qualidade das imagens geradas, principalmente para uso profissional. Outra preocupação é em relação ao quão certeira ela será na hora de criar as imagens descritas, já que elas podem acabar se apresentando como uma variável muito grande para o processo criativo.
De qualquer maneira, agora tudo que podemos fazer é esperar para testar e ver como o Microsoft Designer funciona na prática!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui