É real, Microsoft e Meta unem forças para levar o XCloud para a realidade virtual
A Microsoft e a Meta fizeram uma parceria que vai levar a tecnologia de jogos na nuvem do XCloud para a realidade virtual!
A Microsoft segue empenhada em levar seus serviços para o maior número de dispositivos possível. Em uma parceria com a Meta, a companhia agora está levando o XCloud Gaming, sua plataforma de jogos na nuvem, para a realidade virtual do Meta Quest!
O anúncio aconteceu durante a Meta Connect, convenção da companhia de Mark Zuckerberg focada em novidades sobre metaverso e realidade virtual.
Com a parceria, o catálogo de jogos na nuvem do Xbox Cloud Gaming estará disponível na Meta Quest Store. Futuramente, haverá compatibilidade também com o Meta Quest 2.
Isso quer dizer que os jogos do XCloud poderão ser jogados em realidade virtual? Sim e não. Vamos entender melhor como isso vai funcionar logo abaixo.
XCloud no Meta Quest
Não é como se os jogos disponíveis no XCloud estivessem recebendo ports e adaptações para serem jogados realidade virtual. Ou seja, você não vai jogar Forza Horizon 5 e sentir como se estivesse dentro do carro.
O que realmente vai acontecer é: você vai visualizar estes jogos em uma tela virtual, dentro do ambiente em realidade virtual do Meta Quest. Como se fosse uma projeção, sabe?
Na prática, o jogador poderá conectar o controle de Xbox ao visor Meta Quest, para curtir os jogos via nuvem nesta tela virtual.
Ainda não há uma data de lançamento para a novidade, mas a Meta mostrou-se ansiosa em fazer isso acontecer o mais rápido possível.
Embora o Xbox Cloud Gaming ainda esteja em fase de testes, a qualidade do streaming de jogos da Microsoft já surpreende. Mesmo aqui no Brasil, onde a internet não é das melhores, é possível jogar com qualidade de imagem e imput lag mínimo.
Um futuro com menos consoles?
Pensando em levar seus jogos e serviços para um número crescente de pessoas, a Microsoft segue apostando em novas possibilidades.
Não faz muito tempo que um porta-voz da companhia falou sobre os planos para ampliar o acesso aos seus jogos:
“Nosso objetivo é permitir que as pessoas joguem os jogos que quiserem, nos dispositivos que quiserem, onde quiserem”.
E os esforços para isso acontecer já estão a todo vapor. Novos televisores da Samsung já podem instalar o app do Game Pass para curtir jogos via streaming, sem a necessidade de consoles.
Esta semana, o chefão do Xbox, Phil Spencer, vazou “sem querer” uma imagem do que pode ser o Project Keystone, novo dispositivo que é basicamente um Xbox em miniatura, focado em jogatina via nuvem.
Com a chegada do Xbox Cloud Gaming à Meta Quest Store, a Microsoft dá mais um passo nessa sua missão de levar seus jogos para novas plataformas (e jogadores).
Com informações: Windows Central
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui