Agora que a primeira etapa da missão Artemis foi concluída, a NASA já começou a organizar e planejar os próximos passos. A agência espacial está com o foco todo voltado para levar novamente uma tripulação à Lua.
NASA retoma cronograma da missão Artemis, confira!
Depois do sucesso do lançamento e da exploração feita pela nave Orion da NASA, a agência está a todo o vapor estruturando o planejamento para conseguir enviar sua viagem tripulada à Lua em 2024.
Os principais objetivos são: superar os obstáculos técnicos e colocar a segurança dos astronautas em primeiro lugar. Desde março deste ano, a NASA vinha tentando colocar o primeiro passo em prática e fazer a montagem do foguete conhecido como Sistema de Lançamento Espacial (SLS), logo em seguida, lançar a nave Orion.
Testes foram feitos entre março e abril e a equipe teve que retornar o SLS para a base e fazer ajustes, pois problemas técnicos foram encontrados no foguete. Somente no quarto ensaio geral, em junho, a agência considerou o lançamento de fato.
Foram duas tentativas entre agosto e o final de outubro – abortadas por conta de problemas no vazamento de propelentes (combustível). Uma terceira vez foi adiada por conta da passagem do furacão Ian pela Flórida.
Somente em novembro que a Orion foi ao espaço, e agora que a missão funcionou, foi dado o carimbo de “sucesso” pela NASA. A partir desse momento, recomeçou todos os cálculos logísticos e de estrutura para o novo envio.
Próximos passos – ou voos
Toda a fase II do projeto Artemis está sendo planejada para o transporte de pessoas, porém, ainda sem pousarem na Lua. A espaçonave foi projetada para orbitar o satélite natural. Esta fase está programada para ocorrer em maio de 2024.
A missão fará história caso seja bem sucedida, pois será a primeira tripulada a deixar a órbita da Terra no século XXI. Bill Hill, vice-administrador associado de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA, disse:
“Durante esta missão, temos vários testes projetados para demonstrar funções críticas, incluindo planejamento de missão, desempenho do sistema, interfaces da tripulação e navegação e orientação no espaço profundo.”
Quando lançada, a nave irá circular a Terra duas vezes antes de pegar impulso para ir rumo à órbita lunar. A nave voará cerca de 7402,982 km acima da superfície da Lua, muito mais do que os 252.667 km alcançados na missão Apollo 13. A tripulação ainda não foi definida.
Depois disso, se a fase II tiver sucesso, vem a terceira e última fase do projeto Artemis: levar a tripulação à superfície da Lua. A missão final está prevista para 2025.
Caso essa última fase seja um sucesso, poderemos começar a maquinar ainda mais um tipo de colonização em solo lunar.
Com informação: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui