Após um adiamento frustrante da primeira tentativa de lançamento na segunda-feira (27), por fim a missão pode decolar em harmonia. Saindo da base terrestre Kennedy Space Center ontem (2), a missão Crew-6 da NASA e SpaceX foi ao espaço e há poucas horas conseguiu uma acoplagem em seu objetivo final.
O lançamento da missão Crew-6
Na madrugada do dia (2), por volta das 2:30 da manhã no horário brasileiro, a missão em parceria da NASA com a SpaceX chamada Crew-6 foi enviada para levar 4 novos tripulantes para a Estação Espacial Internacional (ISS).
O foguete utilizado para a missão foi o já conhecido Falcon 9 e carregando a cápsula Crew Dragon Endeavour contendo os novos tripulantes que irão substituir os que estavam a bordo desde a última missão Crew-5.
Com todo o lançamento saindo nos conformes, em pouco mais de 10 minutos a cápsula já se encontrava livre no espaço e rumo ao seu acoplamento na ISS.
A equipe presente na Crew-6 mistura um pouco de experiência com novos talentos. Dos 4 tripulantes, 3 eram novatos, os pilotos Woody Hoburg e Sultan Al Neyadi, dos Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, respectivamente. O outro novato era o cosmonauta Andrey Fedyae, porém todos foram liderados pelo experiente norte-americano Stephen Bowen, a caminho de sua quarta vez na estação.
Missão bem-sucedida e acoplamento realizado
Segundo as informações da NASA, na madrugada de hoje (3), foi realizado com sucesso o procedimento de acoplagem da cápsula na Estação Espacial Internacional. Com essa informação, podemos categorizar que todos os envolvidos já estão em segurança no grande laboratório no espaço.
Como algumas vezes acontece neste tipo de missão calculada, porém arriscada, nem tudo sai nos 100%. As equipes de espaço e Terra precisaram solucionar um problema que surgiu em um dos sensores de acoplamento da cápsula, o que atrasou um pouco a operação. Segundo a NASA, o problema não afetou tanto a operação no geral:
“As equipes da NASA e da SpaceX verificaram que todos os ganchos de acoplamento estavam na configuração adequada, e a SpaceX desenvolveu uma substituição de software para o sensor defeituoso que permitiu que o processo de acoplamento continuasse com sucesso.”
A partir desse momento, foram realizados apenas procedimentos padrão para a missão ser completamente concluída.
“Após a ligação da Dragon ao módulo Harmony, os astronautas a bordo do Dragon e da estação espacial começarão a realizar verificações de vazamento padrão e pressurização entre a espaçonave em preparação para a abertura da escotilha”
Com todos juntos na Estação Espacial Internacional, o número de tripulantes ficará em 11, por um curto período, até que a equipe mais antiga faça seu processo de retorno a Terra.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui