Uma das maiores virtudes dos sábios é aprender com os erros dos outros. Pela falta de um sistema de defesa planetária, os dinossauros sumiram. Mas após o sucesso da NASA ao atingir o seu asteroide alvo, podemos ter um princípio de tranquilidade. Se você não viu os detalhes da Missão DART após o impacto, nós te mostramos agora!
Olhe para cima: a NASA já fez sua parte
A Missão DART (Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos), já estava há 10 meses na rota do asteroide. Importante destacar que este é um feito inédito, considerando que esta é a primeira tecnologia de defesa planetária da humanidade.
O impacto foi confirmado pelo Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins (APL) em Laurel, Maryland, ontem às 23:14 GMT (20:14 horário de Brasília). Se tratando de um teste bem-sucedido, os pesquisadores estão animados frente à possibilidade de se proteger de riscos de fora do planeta. O administrador da NASA, Bill Nelson, destacou:
“Em sua essência, o DART representa um sucesso sem precedentes para a defesa planetária, mas também é uma missão de unidade com um benefício real para toda a humanidade.
Enquanto a NASA estuda o cosmos e nosso planeta natal, também estamos trabalhando para proteger esse lar, e essa colaboração internacional transformou a ficção científica em fato científico, demonstrando uma maneira de proteger a Terra.”
O asteroide em questão estava vindo para a Terra?
Dessa vez o alvo foi a lua do asteroide Dimorphos, que não apresentava risco algum, pois tinha um pequeno corpo com apenas 160 metros de diâmetro. Além disso, ela não estava vindo em direção ao planeta Terra. Afinal, ele orbita outro asteroide cerca de 7 vezes maior, Didymos.
O nome do evento é “Impacto Cinético”, e com o sucesso da DART, a NASA está confiante que pode navegar pelo espaço para nos proteger de qualquer ameaça. Assim, agora, os pesquisadores ficarão de olho em Didymos para ver se conseguem fazer sua órbita encurtar em cerca de 1%.
Lindley Johnson, Oficial de Defesa Planetária da NASA, chegou a dar um spoiler da próxima missão de defesa planetária, que segundo ele “pode salvar o dia”:
“O sucesso do DART fornece uma adição significativa à caixa de ferramentas essencial que devemos ter para proteger a Terra de um impacto devastador de um asteroide.
Isso demonstra que não somos mais impotentes para evitar esse tipo de desastre natural. […] Nossa próxima missão de Defesa Planetária, o Near-Earth Object (NEO), um sucessor do DART pode fornecer o que precisamos para salvar o dia.”
Fonte: NASA
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui