A Sony acabou de anunciar o Mocopi, um conjunto de sensores portáteis e de fácil uso que prometem se fixar no corpo — cabeça, pés, quadril e mãos — para gerar motion captures praticamente em qualquer lugar.
Mocopi é um kit de motion capture caseiro
A tecnologia, que antes era exclusividade das produtoras de jogos, está mais próxima das mãos dos usuários comuns. Com o crescimento da realidade virtual, a precisão na captura dos movimentos se tornou item quase que essencial para adentrar nestes universos.
O kit de sensores é composto por seis botões, colocados nas diferentes partes do corpo, permitindo transmitir os movimentos de uma pessoa para o espaço digital, podendo ser transferidos em avatares de chats VR (realidade virtual), por exemplo.
Os sensores portáteis podem ser conectados via Bluetooth, tanto em dispositivos Android quanto iOS por um aplicativo. Segundo a Sony, a bateria interna deles dura cerca de 10 horas, levando apenas uma hora e meia para serem recarregadas. Um deles é colocado na cabeça, outro na cintura, um em cada mão (pulsos) e os dois últimos nos tornozelos.
No vídeo promocional acima, é possível ver como os dispositivos poderão ser usados. Dois atores usando o Mocopi têm seus movimentos perfeitamente reproduzidos pelos avatares dançantes.
O foco no vídeo parece recair bastante sobre as dancinhas, podendo sugerir que redes sociais como o TikTok podem ganhar um aliado poderoso na parte de criação de conteúdo.
A ideia é que isso aconteça em tempo real e de forma bem simples. Basta “vestir” as peças adequadamente, conectar nos aplicativos e começar a se movimentar.
Neste outro vídeo é possível ver o quão fácil é calibrar e começar a usar os sensores.
De olho no metaverso
Mas a parte mais interessante do Mocopi será seu kit de desenvolvimento de software, ou SDK, que possibilitará a transferência dos dados coletados diretamente aos serviços do metaverso, entre outras coisas.
A Sony não deixou claro se o kit se conectará diretamente aos headsets de realidade virtual ou até mesmo em PCs, mas garantiu que os desenvolvedores poderão criar soluções que permitam levar os dados para o espaço virtual.
Fora do metaverso, a empresa vê grandes possibilidades para profissionais da área de animação, que terão uma maneira mais prática de gerar conteúdo. Outra área que pode ganhar muito com a novidade vai ser a de desenvolvimento de novos serviços fitness. Fica a cargo dos desenvolvedores tirar o máximo que a tecnologia tem a oferecer.
O kit será lançado primeiramente no Japão, em janeiro, onde custará 49.500 yen, aproximadamente R$ 1.870. Embora não seja um produto extremamente caro para o que promete, também não chega a ser um produto dos mais baratos.
As primeiras demonstrações reais sair ainda em dezembro, na conferência Virtual Market 2022 Winter, em Paris, França.
Fonte: Sony
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui