Modelos de celular que marcaram os últimos 15 anos no Brasil
Características e momentos importantes da tecnologia são sempre nostálgicos. Veja os modelos de celular do Brasil marcantes de 15 anos atrás.
Enquanto o tempo passa, tudo está se tornando história. Com a tecnologia isso não é diferente, sejam produtos ou serviços, muitos acabam marcando a linha temporal com as mais variadas tecnologias. Na sessão nostalgia de hoje, vamos falar sobre alguns modelos de celular do Brasil que marcaram os últimos 15 anos.
Aparelhos marcantes por diversos motivos
Eles podem ter vindo com designs surpreendentes, tecnologias muito avançadas para sua época e até preços ultra competitivos. O importante é deixar sua marca na história dos modelos de celular que marcaram o Brasil.
Vamos tentar compreender o máximo de características em nossa lista, assim como a maior quantidade de marcas possíveis para não arriscar erros tendenciosos.
A tecnologia também tem história
Antigamente era mais fácil ligarmos épocas históricas aos conflitos e batalhas travadas entre povos e países, hoje isso reduziu um pouco (mas nem tanto) em relação ao passado. Um dos pontos mais marcantes de características históricas tem sido a tecnologia.
E não somente por definir quais “ferramentas” nós passamos a usar, mas a tecnologia em nossa sociedade define o comportamento dela em relação a praticamente tudo, como nós consumimos, nos relacionamos, criamos padrões de status, etc.
Os celulares estão bem ligados ao conceito, pois transformaram os antigos telefones fixos em algo portátil, individual e, há alguns anos, verdadeiros computadores na palma de nossas mãos.
São tantos exemplos que fica bem difícil falar sobre, mas tentamos unir alguns dos mais marcantes de todos os momentos nesses últimos 15 anos.
Modelos de celular do Brasil que marcaram os últimos 15 anos
1. Apple iPhone (2007)
Tá bom, eu sei que 2007 já ultrapassam os 15 anos da proposta, mas é bem pouco. Não dá para rejeitar e deixar de fora um dos aparelhos celulares mais importantes e revolucionários de todos, o Apple iPhone.
Este foi o primeiro modelo mais próximo do que hoje conhecemos como smartphone (somente com tela touch), o princípio dos aparelhos celulares se transformando em verdadeiros computadores.
Apresentado no início de 2007 pelo próprio Steve Jobs, ele foi revolucionário em seus conceitos ao afirmar que tudo estaria resolvido ao toque dos dedos na tela. Tinha ainda um sistema cheio de limitações, mas a Apple vendeu um sonho de futuro e os fãs da marca acreditaram e estão aí até hoje consumindo.
2. Samsung Galaxy S (2010)
Um verdadeiro marco e pilar das intermináveis e, até hoje, atuais disputas entre a marca sul-coreana e a Apple. O Galaxy S ainda estava com uma pegada de “seguir” a tendência do rival, tentando oferecer alguma coisa a mais para superá-lo. O sistema Android crescendo e tendo seu maior representante da época.
Por ser um aparelho de ponta, na época, custava muito dinheiro da mesma forma que os modelos Apple. Aqui no Brasil oferecia a possibilidade de sintonizar TV Digital (um grande hábito nacional naquela época).
Todo mundo que queria um bom smartphone, mas não gostaria de pagar o valor do iPhone com seu “sistema fechado”, acabava optando pela versão coreana que usada o sistema que dominaria o mercado, o Android.
3. Modelos de celular Brasil: Nokia Lumia 800 (2011)
Conhece a expressão “o início do fim”? Pois bem, ela cabe perfeitamente nessa versão do aparelho finlandês que antes era um dos maiores produtores de celulares da geração anterior, os indestrutíveis. A Nokia simplesmente não conseguia competir com o iPhone e nem com o sistema Android.
Não satisfeita com o problema do seu sistema (Symbian) ser deixado para trás, ela tenta uma nova manobra ousada no Nokia Lumia 800. Resultado, um contrato de exclusividade com a Microsoft para adotar somente do sistema Windows Mobile, que hoje ninguém quase lembra, mas aterrorizou muitos usuários.
Nessa situação, em pouco tempo a marca finlandesa teve que deixar de produzir aparelhos smartphones que ficavam cada vez mais encalhados nas lojas. Por isso o Nokia Lumia 800 foi chamado de “o início do fim”.
4. Modelos de celular Brasil: Motorola Moto G (2013)
O primeiro aparelho smartphone das grandes marcas que visava a relação custo-benefício. Posso falar por experiência própria, pois tive um. Se não me engano, foi meu primeiro smartphone e durou MUITO tempo.
Ele não custava muito e trazia toda a fluidez dos melhores aparelhos ao utilizar o sistema Android, não ficava cheio de travamentos como os smartphones mais baratos geralmente faziam.
Ele não tinha grandes ferramentas como câmeras, porem um hardware potente para os valores cobrados na época. Apenas o suficiente para ser o mais eficiente possível. Os outros aparelhos da linha dividem opiniões, mas o primeiro, certamente foi o melhor.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.