Uma pequena lua gelada próxima de Saturno, chamada Encélado, com água congelada, gêiseres e oceanos completamente em forma de gelo pode nos dar a resposta sobre a existência de vida fora da Terra.
Pequena lua pode esconder vida
Com gêiseres que disparam água a dezenas de quilômetros no espaço, a pequena lua de Saturno, Encélado, não é a única a fazer isso em nosso sistema solar.
Tritão, uma lua na borda da nossa galáxia, bem perto de Netuno, também tem essas características; ela foi visitada apenas uma vez pelo Voyager 2 da NASA em 1989.
Será que ambas contém o necessário para nos fornecer informações sobre a vida no espaço?
Candice Hansen-Koharchek, cientista planetária que foi representante assistente da equipe de imagens da Voyager, disse:
“Se for esse o caso, e se algum dia formos capazes de alcançar esse oceano e encontrar vida, isso estenderia a zona habitável até o Cinturão de Kuiper, não apenas o sistema solar interno. Isso tem implicações profundas, tanto em nosso sistema solar quanto em exoplanetas”.
Tritão, por conta dos gêiseres, se tornou o terceiro corpo no Sistema Solar a ser ativo com seus vulcões – além da Terra e da lua de Júpiter, Io.
Encélado não é considerado ativo, pois se acredita que seus gêiseres são ativados pelo aquecimento das marés e não pelo aquecimento solar.
Nitrogênio pode ser o diferencial
Algumas composições e elementos podem ser o diferencial para a descoberta de vida fora daqui. Hansen-Koharcheck acrescenta:
“A Terra também tem uma atmosfera principal de nitrogênio – você pode imaginar se nossa atmosfera congelasse no solo no inverno?! Embora a atmosfera de Tritão seja rarefeita, os ventos sopram e espalham as partículas pela superfície.”
Trident foi a espaçonave responsável por explorar Tritão em 2020, porém, acabou sendo preterida em 2021. Hansen-Koharcheck diz:
“A Trident carregava um espectrômetro de infravermelho próximo, o que nos permitiria pela primeira vez mapear a distribuição de gelos (N2, CH4, CO, CO2 e H2O) em sua superfície (a Voyager não carregava um espectrômetro de infravermelho próximo, então tudo o que sabemos sobre a composição é o que podemos coletar da Terra).”
Agora, há um interesse genuíno em pesquisar mais e melhor sobre Encélado e Tritão, para que tentemos descobrir se há elementos como o nitrogênio em ambas as luas.
O disparo de água, mesmo que de forma diferente, que existe nas luas citadas pode ser registrado e depois analisado por cientistas. Novas respostas e provavelmente novas perguntas poderão vir desta sequência ação.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui