Mudança climática criará mais arco-íris, porém o resultado disso não é bom para a população
Se você acha que ver um arco-íris é sinal de sorte, repense. Um estudo apontou que, na verdade, ele não é tão belo assim.
Um arco-íris é sempre um momento lindo e de tirar o fôlego, mas parece que, quanto mais eles existem, mais a nossa situação de conforto com o clima aqui na Terra está ameaçado.
Sim, teremos mais arco-íris e isso não é bom
A professora Kimberly Carlson, professora de ciências ambientais da Universidade de New York, acordou um dia quando estava no Havaí e se deparou com um arco-íris. Ela se indagou: será que as mudanças climáticas vão mudar os lindos arco-íris do Havaí?
Pensando nisso, ela reuniu um grupo de pesquisadores climáticos e iniciou este questionamento. O estudo foi concluído e publicado em novembro. A professora Carlson confirmou:
“As mudanças climáticas afetam os arco-íris – agora sabemos que isso é fato”
A pesquisa utilizou simulação de computadores com condições propícias para a formação de arco-íris. Notou-se que, à medida que o clima vai mudando ao redor do globo, especialmente em locais como os polos, a exemplo de Sibéria e Alasca, terão mais chuvas e isso ocasionará, também, mais arco-íris.
E a professora alerta que, caso isso venha de fato a ocorrer, regiões da África, do Mediterrâneo e da América Latina ficarão mais secos e perderão este espetáculo que se forma no céu.
Isso quer dizer que, se começarem a aparecer mais em um determinado local, com certeza em outro lugar a região estará mais seca.
Alguns outros significados – científicos e subjetivos
Um padrão evidente surgiu quando a equipe avançou os estudos científicos para 2100, procurando as mesmas condições propícias para a criação dos arco-íris e o resumo é: quanto mais quente o planeta, mais arco-íris teremos. Carlson coloca:
“Os modelos preveem grandes aumentos no número de dias com arco-íris na Rússia, Canadá, Alasca e em locais extremamente elevados, como o planalto do Himalaia”
Hoje, o local previsto com a maior incidência do fenômeno colorido são as ilhas que permeiam o Mediterrâneo. No futuro, a pesquisa coloca aparecerão em locais que possuam maior população atualmente, mas que estarão com menos habitantes até lá.
O fenômeno colorido pode ter alguns significados para determinados povos e regiões. Em alguns lugares, ele significa sinal de má sorte ou até perigo. Isso porque estão associados a mudanças de clima extremas como chuvas fortes e temporais.
Na Austrália, por exemplo, o fenômeno simboliza para alguns grupos de aborígenes um ser mitológico chamado Serpente Arco-Íris, que, enquanto cria, também destrói.
Então, prepare-se, quanto mais arco-íris você vê, pior o clima do mundo está.
Com informação: National Geographic.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui