Alcançar a velocidade do som, sem dúvida, é um dos feitos mais incríveis da humanidade. Mas quem já teve a oportunidade de presenciar um caça supersônico em ação, sabe que o estrondo é grande quando o piloto passa o Mach 1 (1.225 km/h). Entretanto, a NASA está pronta para mudar isso.
Como a NASA Vai quebrar a barreira do som sem fazer barulho
Foi há 75 anos que o ser humano pela primeira vez alcançou esta façanha surpreendente. O responsável pelo feito foi o avião-foguete Bell X1, projeto da NACA (Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica). A instituição é nada menos do que a predecessora da grande NASA.
Uma das coisas que faz este ato ser tão memorável, é que um dia ele foi considerado impossível. Agora a NASA, em desdobramento dessa pesquisa que começou há mais de 70 anos, vai dar um passo adiante. Um grande passo, afinal, dá para imaginar quebrar a barreira do som praticamente em silêncio?
Confirmando que as conquistas atuais são frutos das explorações da NACA, a engenheira aeronáutica do Armstrong Flight Research Center da NASA, na Califórnia, Catherine Bahm, destacou:
“Aquele primeiro voo supersônico foi uma conquista tremenda, e agora você vê o quão longe chegamos desde então. O que estamos fazendo agora é o culminar de muito do trabalho deles”.
Catherine tem uma grande responsabilidade em mãos, pois sua equipe está responsável por construir o X-59. Este será o avião experimental e principal peça da Quest.
Como os pesquisadores chegaram a esta ideia?
Quer uma curiosidade? Os voos supersônicos foram proibidos sobre a terra em 1973, conforme a NASA aponta. Então, se o Quest for um sucesso, alguém terá que preparar a caneta para assinar novas regras.
O teste para o X-59 será realizar voos em cima de diversas comunidades, e pedir para as pessoas relatarem caso ouçam algo. Se isso for realmente possível, não será difícil imaginar voos comerciais supersônicos no futuro.
Entretanto, os pesquisadores chegaram a este resultado após anos se debruçando sobre como estas aeronaves geram esses estrondos sônicos. Além disso, o avanço da tecnologia, como dos computadores, possibilitaram muito mais.
Assim, eles entenderam que modificando a forma do avião, era possível reduzir os estrondos supersônicos. Em 2003 e 2004, a NASA fez um teste nomeado Shaped Sonic Boom Demonstration. Onde pela primeira vez modificaram totalmente um modelo para voar reduzindo este estrondo.
Hoje, o X-59 traz o ápice do que a NASA descobriu e explorou nos últimos anos, e se tudo ocorrer como o planejado, o primeiro voo será no começo de 2023.
Fonte: NASA
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