O Aplicativo disponível para Android que falsifica o WhatsApp pode roubar a chave de acesso dos usuários. A partir disso, ele consegue acessar praticamente todos os dados da vítima. O que dificulta a identificação do app como falso, é o fato de ele ser totalmente funcional e atrativo.
Cuidado com esse aplicativo do ‘WhatsApp’
Novamente, a responsável por localizar o app malicioso foi a Kaspersky, segundo destaque do Bleeping Computer. Uma das coisas que faz este WhatsApp “falso” atrair vítimas são os seus recursos extras em relação ao original. Assim, usuários que gostam de personalizar aplicativos oficiais, são vítimas perfeitas para o golpe.
Além disso, algumas pessoas foram captadas por anúncios em aplicativos Android como Snaptube e Vidmate. Entretanto, o YoWhatsapp usa as mesmas permissões que a versão original. Assim, ele pode não apenas acessar o seu WhatsApp, mas tudo o que o app da Meta pode fazer com o seu aparelho.
Entre as ofertas do aplicativo, estava uma personalização da interface ou a possibilidade de bloquear o acesso a bate-papos. Mas, se não é legal ter os nossos dados na mão de Zuckerberg, optar por criminosos digitais talvez não seja a melhor saída.
Ajude a Meta a te ajudar
Você pode não saber, mas a Meta investe pesado em segurança, justamente para garantir o monopólio dos nossos dados. E embora isso seja ruim por um lado, tem o seu lado positivo, por exemplo: inúmeros criminosos jamais conseguirem acessar informações pessoais suas.
Por outro lado, aplicativos paralelos como estes, são as pontes pelos quais agentes maliciosos conseguem encontrar brechas e fazer vítimas. A própria Meta reafirma constantemente a importância de jamais usar apps falsos ou baixá-los fora das lojas oficiais.
Além do YoWhatsApp, a Kaspersky informou haver um aplicativo clone com o nome “WhatsApp Plus”. Ele também foi visto em anúncios do VidMate, então, se você ver um desses dois nomes, denuncie.
Vale destacar que ataques como este estão em alta, de modo que há cerca de uma semana a Meta denunciou empresas chinesas pelo mesmo motivo. Na ocasião, desenvolvedores como HeyMods, Highlight Mobi e HeyWhatsApp, chegaram a roubar dados de mais de 1 milhão de usuários do WhatsApp.
Com informações: Bleeping Computer
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui