Se você está aqui, certamente escolheu entre comprar um computador ou notebook, mas você sabe o que deve considerar antes de escolher um? Mesmo que não saiba, hoje vai ser o dia de sair daqui sabendo melhor, o que você precisa e quer para o seu trabalho, conforto, ou outras necessidades. Então, não deixe de anotar essas dicas, pois elas vão te salvar na decisão.
O que você quer em um Notebook?
Certamente a primeira coisa que toda pessoa busca é mobilidade e, se este for o teu caso também, o notebook de fato vai te ajudar. Assim, avalie o quanto vai se deslocar com o aparelho. Afinal, se você for se movimentar mais, o conselho é escolher aparelhos com telas menores ou mais finas.
É claro que hoje em dia este aparelho pode servir para as mais diversas atividades, desde confecção de textos até ser uma máquina de jogo potente. Então, como ficaria um artigo imenso se buscássemos cada uma dessas possibilidades, vamos pensar em um notebook intermediário. Ele pode ser usado em diversas atividades oferecendo uma qualidade boa.
Desse modo, existem alguns requisitos mínimos para escolher esta máquina que vai te acompanhar no dia a dia. O primeiro ponto é a faixa de preço, então, considerando que você vai comprar um notebook novo em folha, o nosso ‘aparelho ideal’ está na faixa de 3 a 4 mil reais.
Uma boa estrutura do Notebook
Com isso em mãos, ou em crédito, você pode escolher modelos com telas entre 15 e 16 polegadas, preferencialmente com a resolução de 1366 x 768. Para a maioria dos usuários as medidas não costumam afetar as atividades gerais.
Outro ponto é escolher um modelo com no mínimo três portas USB, elas são mais úteis do que imaginamos. Reparou nisso? Então, confira se há duas entradas para adaptadores P2 (fones de ouvido/microfone).
O cooler ou ventoinha também pode ser um dos detalhes a se avaliar, e claro, escolha o mais silencioso, você agradecerá por isso (se o uso for por longas horas).
E quem está em busca de um notebook pela mobilidade, sem dúvidas, precisa conferir se a bateria tem uma durabilidade boa. Nessa média que estamos buscando, considere uma duração de 8 horas no mínimo, podendo chegar até 10 ou 12.
E se você gosta de trabalhar à noite, uma função que modelos nessa faixa de preço podem apresentar é iluminação no teclado. Não aquelas iluminações RGB (coloridas), mas as comuns de LED branco.
Vamos falar um pouco de memória
Esta parte pode parecer muito técnica, mas acredite, poderia ser bem mais. Então, vamos entender os três componentes principais que vamos avaliar agora.
Armazenamento (HD), Memória RAM, Processador. Vale destacar que modelos nessa faixa de preço costumam vir com uma placa de vídeo integrada, garantindo uma potência ainda maior para o notebook.
O armazenamento também pode ser chamado de “memória”, nesse caso, hoje temos duas opções basicamente: o HD (mais antigo) e o SSD (mais atual). Resumindo, o SSD é a melhor opção, porque ele é mais rápido, no preço que mencionamos acima, os aparelhos costumam vir com uma memória SSD de 256 GB.
A Memória RAM está relacionada diretamente com o quanto o seu aparelho pode suportar, assim, quanto maior a RAM, mais potente.
Hoje é comum encontrar modelos com 8 GB, o que é um ótimo começo, abaixo disso não é tão recomendado. Afinal, a cada dia as mídias têm mais definição, são mais pesadas, as páginas de sites são robustas, além dos programas e jogos.
Duas das séries mais populares de processadores são o Core e o Rayzen. O mais comum de fábrica é o Core, o processador da Intel. Assim, quando for escolher um, o indicado é no mínimo um i5, mas o Core i3 acima da 10ª geração também pode dar conta do trabalho, se puder escolha um i5.
É claro que estas são informações básicas, mas este é um verdadeiro mapa para quem estava totalmente sem direção no meio do mar de opções do mercado atual.
Com informações de: The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui