O Google pode ser um mestre quando o assunto é “causar confusão com os nomes do seu produto”, mas hoje vamos te ajudar com uma questão. Afinal, existe alguma diferente entre o Google Pay e o Google Wallet? Tem, e você vai descobrir agora.
As diferenças entre os serviços do Google
Ambos os aplicativos podem oferecer funcionalidades muito parecidas, mas para acabar com esta dúvida, vale guardar que um detalhe. O Google Pay faz tudo o que o Google Wallet faz, mas o Google Wallet não faz tudo o que o Google Pay pode fazer. Guardou aí? Então, vamos entender melhor isso.
O Google Wallet está disponível desde 2011, e ele teve um papel interessante nos meios de pagamentos digitais. Afinal, a empresa lançou um cartão de crédito que disponibilizava fazer pagamentos físicos e online com os fundos da própria conta. A funcionalidade principal do Wallet era enviar dinheiro de uma pessoa para a outra.
Em 2015, entretanto, chegou ao mercado o Android Pay, que em 2018, após uma fusão com o Google Wallet, se tornou o Google Pay. Isso durou até 2022, mas após inúmeras reformulações, a empresa retornou com a marca Wallet.
O que difere de fato os dois aplicativos hoje?
Pelo nome fica bem fácil definir o Google Wallet, que tem como função principal, hoje, ser uma carteira. Então, é nele que você consegue cadastrar seus cartões, sejam eles de débito, crédito ou virtuais. Além disso, é possível armazenar cartões-presentes, cartões de vacinas e até passes e ingressos para eventos.
Você pode usar este serviço para realizar pagamentos online, mas também é possível usá-lo em pontos que tenham a tecnologia “toque para pagar”. Contudo, este aplicativo não está disponível para iPhone. Por outro lado, o Google Pay está disponível para ambos, embora tenha limitações no iOS quanto ao pagamento por aproximação.
O Google Pay, em suma, tem como finalidade proporcionar uma experiência próxima a um banco digital, tal qual o PayPal. Então, por meio dele você pode receber ofertas de compras ou de reembolso, realizar pagamentos ponto a ponto. Assim, você consegue usufruir de e uma experiência bancária que o Google Wallet não proporciona.
E se você estiver em dúvida de qual deve usar, não precisa se preocupar com isso. Desde 2022, o Wallet substituiu o Pay em todo mundo. Hoje, apenas dois lugares têm os dois serviços simultaneamente, Cingapura e os EUA.
Fonte: How To Geek
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui