Em fevereiro deste ano, o Google já havia retirado o Hangouts do Workspace. Até novembro o aplicativo deverá desaparecer.
Em publicação feita pela própria Google, após retirar o Hangouts do Workspace em fevereiro, a Google iniciou o processo de migração de usuários gratuitos e pessoais do Hangouts para o Chat.
A Google diz também que as pessoas que ainda usam o aplicativo móvel do Hangouts verão uma solicitação para migrar para o Chat.
Quanto aos usuários que o utilizam no Gmail (pela Web), só começarão a ter a solicitação de mudança a partir de julho.
O Hangouts permanecerá utilizável no site para desktop até novembro, e a Google diz que avisará os usuários com “pelo menos um mês” de antecedência.
Hangouts é o mesmo que Google Chat?
Pois é, para quem está julgando que o Hangouts é a mesma coisa do Google Chat, está enganado.
A empresa deu a entender seus planos de fazer a transição dos usuários do Hangouts para o Chat em 2018 e tornou o recurso gratuito para todos os usuários em 2020.
O Chat será um serviço gratuito e integrado ao Workspace do Google, além de ter o seu aplicativo autônomo.
O bate-papo inclui recursos conhecidos do Hangouts, como mensagens diretas e em grupo, com adições úteis, como enviar para a caixa de entrada, pesquisa mais rápida, reações de emoji e respostas sugeridas.
Uma das diferenças é: com o Chat será possível planejar com mais facilidade metas e interesses semelhantes com outras pessoas, compartilhar e colaborar em arquivos e atribuir tarefas para ajudar a manter todos na mesma página. Isso mostra que o aplicativo foi pensado para o trabalho também.
Outra preocupação da Google foi em relação à segurança dos dados, o Chat apresenta as mesmas proteções do Gmail, por exemplo, se um link for enviado pelo Chat, ele será verificado em relação aos dados em tempo real.
Se você ainda usa o Hangouts, o Google deve transferir automaticamente suas conversas existentes para o Chat. A empresa também oferece a opção de usar o serviço Takeout para baixar uma cópia dos seus dados do aplicativo que será descontinuado antes de novembro.
Entretanto, na publicação a Google alerta que, como em qualquer projeto de engenharia, é importante observar que o tempo pode mudar. Porém, que estão compartilhando o máximo de informações necessárias para a transição até novembro deste ano.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui