Não seja enganado; resultados de pesquisas no TikTok estão cheios de desinformação
Relatórias de uma empresa de monitoramento de desinformação mostram que resultados de pesquisas no TikTok estão cheios de desinformação!
A rede social da ByteDance vem se tornando a principal fonte de informação da Geração Z, mas um novo relatório de uma empresa de segurança na internet mostra que os resultados de pesquisas no TikTok tem promovido resultados com informações falsas e, muitas vezes, extremamente perigosas, inclusive sobre assuntos sérios.
TikTok como fonte de informação
O TikTok é uma das plataformas mais acessadas do mundo e mais ainda quando consideramos a Geração Z, jovens nascidos na primeira década do século XXI. Sua popularidade é tanta que não seria exagero dizer que pelo menos 90% dos jovens de hoje o conhecem.
Especialmente entre esse público, o aplicativo voltado para vídeos curtos já ultrapassou as barreiras de uma simples rede social convencional e já pode ser considerado sua maior forma de interação com o mundo.
A plataforma basicamente está sendo usada com um buscador, concorrendo diretamente com o Google Search, onde é possível buscar desde uma simples receita de caipirinha até informações mais recentes sobre as eleições. É aí que o perigo começa.
Resultados de pesquisas no TikTok estão cheios de desinformação
Uma nova pesquisa realizada pelo NewsGuard, uma empresa focada no monitoramento de desinformação, revelou dados preocupantes sobre a rede social.
Em uma pesquisa feita no TikTok, dos 540 resultados, 105 foram categorizados como recipientes de “afirmações falsas ou enganosas“. Efetivamente, 20% dos resultados para as pesquisas foram considerados desinformações.
Segundo os pesquisadores, o motivo para tais resultados era que, até certo ponto, o próprio algoritmo da rede social estava impulsionando os resultados das pesquisas em direção a conteúdos sensacionalistas ou enganosos.
“Isso significa que, para pesquisas sobre tópicos que vão desde a invasão russa da Ucrânia a tiroteios em escolas e vacinas COVID, os usuários do TikTok são constantemente alimentados com alegações falsas e enganosas”, disse o NewsGuard.
Por exemplo, ao digitar “mudanças climáticas” no buscador do aplicativo, o usuário se deparava com resultados com o título “mudanças climáticas não existem” (“climate change” e “climate change doesn’t exist”, respectivamente).
TikTok se pronuncia sobre o acontecido
Ao ser contactada pelo site de notícias Mashable, a rede social se explicou dizendo que em suas diretrizes deixam claro não tolerar nenhum tipo de desinformação na sua plataforma, resultando em punições severas às contas infratoras.
“Fazemos parceria com vozes credíveis para elevar o conteúdo oficial em tópicos relacionados à saúde pública e fazemos parceria com verificadores de fatos independentes que nos ajudam a avaliar a precisão do conteúdo“, disse um representante da empresa ao ser questionado sobre como eles decidiam se um conteúdo é perigoso.
Mesmo assim, no relatório, a NewsGuard disse ter encontrado diversos vídeos no TikTok onde o conteúdo central era a promoção de falsas curas para a Covid-19, além de receitas caseiras para aborto.
Vale ressaltar que o TikTok não é a única plataforma que sofre com problemas de desinformação, mas a velocidade com que ela espalha o conteúdo, aliada à sua popularidade com o público mais jovem, faz do problema nela muito mais grave do que em algumas de suas rivais.
Como medida de segurança, os especialistas recomendam que qualquer informação na plataforma, principalmente quando for relacionada a problemas sérios, sejam verificadas em fontes externas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.